Mansour Karmouche participa de reunião do projeto de transparência e conclusão das obras do Aquário do Pantanal

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche participou, na manhã desta terça-feira (28), de reunião do lançamento do Projeto “Aquário Transparente” e do cronograma de conclusão das obras do Centro de Pesquisas e Readaptação da Ictiofauna Pantaneira – Aquário do Pantanal.
Karmouche esteve na solenidade com o Governador do Estado Reinaldo Azambuja, Secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Correa Riedel, Presidente do Tribunal de Justiça (TJMS), Desembargador Carlos Eduardo Contar, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) Conselheiro Iran Coelho das Neves, Procurador-Geral de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Procuradora-Geral do Estado Fabíola Marquetti Sanches Rahim, Controlador-Geral do Estado Carlos Eduardo Girão de Arruda e o Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul Deputado Paulo Corrêa.
A OAB/MS acompanha o processo desde o início das obras do maior aquário de água doce do mundo. Para o Presidente Mansour Karmouche, “a Seccional cumpre sua função institucional, em ver o andamento das obras, e principalmente a vida dos animais, como fizemos desde o início das obras e chegada dos peixes, para resguardar os mesmos, com visitação nos aquários, por membros de Comissão. É de extrema importância acompanhar, assim como o novo projeto de transparência do Governo que deixará mais claro à população como está sendo feito todo o processo e a obra”.
Segundo o Governador Reinaldo Azambuja, a previsão de conclusão das obras é do fim de fevereiro até o início de março de 2022. “Essa obra faz parte do Programa “Obras Inacabadas Zero”, que visa concluir todas as obras inacabadas do Estado. O Aquário, obra de extrema complexidade, tem suas especificidades, tiveram judicialização, questionamentos, discussões que cabem à Justiça definir, mas a gente prevê terminar no final de fevereiro do ano que vem. Os peixes estão conosco desde 2015, sob a guarda do Instituto do Meio Ambiente, preparados para migrar para essa estrutura. Vamos focar toda nossa energia e equipe técnica neste desafio”.
O Secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Correa Riedel apresentou, em slides, a evolução das obras do Aquário e o site do Projeto Aquário Transparente. “Temos serviços ainda a serem feitos para conclusão das obras, como cobertura metálica, impermeabilização, cenografia, dentre outras. Com a perspectiva de conclusão, a gente começa a discutir a operação. Todas essas informações estarão disponíveis no site, de maneira muito transparente. No site, as pessoas que se cadastrarem terão acesso a todas essas informações, assim como visita técnica no local”.
Após o fim da solenidade foi feita uma coletiva de imprensa e visita orientada no local, que tem uma área construída 19 mil m², com 33 tanques de aquários, museu interativo da biodiversidade, biblioteca e Centro de Negócios e Integração.
Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber