Mato Grosso do Sul é bem representado durante Conferência Nacional da Jovem Advocacia

Data:

Reconhecimento e visibilidade. Mato Grosso do Sul esteve bem representado na II Conferência Nacional da Jovem Advocacia, que aconteceu nos dias 22 e 23 em Natal/RN, com o Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, Alexandre Mantovani; a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MS, Janaina Pouso; e a Vice-Presidente Janine Delgado.

Alexandre Mantovani fez a leitura da Carta de Natal, que reúne as proposições, ideias e conclusões alcançadas ao longo dos dois dias de Conferência. “O documento coroa a realização do evento e traz os compromissos assumidos pela Jovem Advocacia, como a luta pela qualidade do ensino jurídico, o combate ao aviltamento de honorários, entre outros”.

Foram dois dias de muitos debates envolvendo a jovem advocacia brasileira em oito painéis e várias palestras. “O evento, que superou as expectativas dos organizadores, contou com a presença massiva de representantes da Jovem Advocacia de todo o país. Foi um evento extremamente importante para o Brasil e para o Mato Grosso do Sul partindo do pressuposto que representantes da OAB/MS, como Janaina Pouso e Janine Delgado, estavam representando muito bem nosso Estado nesse evento tão importante não apenas para a advocacia jovem, mas brasileira”, pontuou Mantovani.

“Discutimos durante o Colégio de Presidentes temas como regras de publicidade da advocacia, uniformização de sistemas no âmbito do processo eletrônico, campanha de incentivo a participação da mulher advogada na política institucional e enfretamento no mercado de trabalho, entre outros”, pontuou a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MS, Janaina Pouso. No dia 22, ele representou a Região Centro-Oeste na mesa de abertura por indicação dos representantes dos dois estados, MT e GO.

Janaina também foi secretaria de mesa do Painel 6, no dia 23, que discutiu sobre o pleno eleitoral do ano corrente. “Foram cinco expositores, entre eles os Ministros do TSE, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Banhos; o Membro Honorário Vitalício Marcus Vinicius Furtado Coêlho; e os Presidentes das Comissões de Direito Eleitoral da OAB-RN, Caio Vitor Ribeiro Barbosa, e da OAB Nacional, Erick Wilson Pereira. Um painel muito produtivo no qual discutimos o cenário dos financiamentos eleitorais, as doações ocultas de campanha, a Lei da Ficha Limpa, entre outros temas”.

No fechamento da Conferência, após a leitura da Carta, cada presidente da Comissão da Jovem Advocacia ganhou um banner com uma foto de seu estado. O banner de Mato Grosso do Sul retratou Campo Grande com a frase: “A Jovem Advocacia defende o livre exercício profissional”.

“Foi uma oportunidade muito gratificante participar desse evento, com palestras de qualidade, técnicas e especificas da área, de e para a jovem advocacia, que realmente contribuem para o crescimento pessoal e profissional. Fico muito feliz de ver como a Jovem Advocacia é empenhada dentro do Sistema OAB. Pudemos perceber que assim como nós damos nosso melhor pelos jovens advogados e advogadas de Mato Grosso do Sul, no resto do país não é diferente, um empenho constante em todos os estados”, destacou a Vice-Presidente da CJA, Janine Delgado.

E complementa: “Percebemos o quanto Mato Grosso do Sul tem visibilidade e reconhecimento perante os outros estados do país, como nossos projetos têm destaque e servem de inspiração para projetos de outros estados”.

 

CARTA DE NATAL

II CONFERÊNCIA NACIONAL DA JOVEM ADVOCACIA

A Jovem Advocacia reunida entre os dias 22 e 23 de março de 2018, na sua II Conferência Nacional, realizada pelo Conselho Federal da OAB, na cidade de Natal/RN, em observância ao Plano Nacional de Apoio e Valorização (Provimento n. 162/2015 do CFOAB), ratificando o caráter de importância da advocacia no início de carreira e na valorização da classe, delibera:

– O enfrentamento da cláusula de barreira, para viabilizar a maior participação da jovem advocacia nos quadros eletivos a OAB;

– A defesa das prerrogativas da advocacia em início de carreira;

– A importância das causas de natureza contramajoritárias e a necessidade de enfrentamento pela jovem advocacia visando a inclusão de gêneros e o apoio e valorização da jovem mulher advogada;

– A constante luta pela qualidade do ensino jurídico e pela capacitação continuada no país;

– O combate ao aviltamento de honorários;

– A necessidade da regulamentação da publicidade profissional em ambientes virtuais;

– A inserção da jovem advocacia, a promoção do empreendedorismo e o fomento para a criação do primeiro escritório;

– A necessidade da uniformização dos sistemas no âmbito do processo eletrônico, assegurando a qualidade do trabalho da advocacia, garantindo a agilidade no acesso à justiça e a consequente duração razoável do processo.

O compromisso assumido pela Jovem Advocacia Brasileira, na promoção do respeito à profissão e na valorização da sociedade, são frutos da união e dos esforços mútuos e contínuos de toda a classe.

A Jovem Advocacia é incansável na busca e na afirmação do espaço que é seu!

Natal, Rio Grande do Norte, 23 de março de 2018.