Notícias

Membros de Comissão da OAB visitam o estabelecimento penal feminino

Data:

O presidente da Comissão de Defesa e Assistência (CDA) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Juarez Marques Batista, e o vice-presidente, Luiz Natanael Machado Baldijão, estiveram em visita ao Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, em funcionamento em Campo Grande. Durante a visita, os dois advogados constataram a realidade em que vivem as internas da unidade prisional.

Hoje, são 348 mulheres ocupando espaços projetados para a custódia de somente 177, o que demonstra o quadro de superlotação enfrentado pelo estabelecimento. Os integrantes da comissão também verificaram a falta de material humano para o atendimento às reais necessidades de custódia e assistência no presídio.

Contudo, os membros da Comissão de Defesa e Assistência da Ordem observaram a existência de oportunidades de trabalho às internas, uma vez que o estabelecimento tem oferecido alternativas em atividades de cabeleireiro, manicure, fabricação de velas e confecção de uniformes. Apesar desse aspecto positivo, o quadro de oportunidades ainda é insuficiente para atender as necessidades do número de detentas.