Mês de março começa com solenidade de entrega de carteiras a 17 jovens advogados e advogadas

Data:

O mês de março começou com solenidade de entrega de carteiras a 17 jovens advogados e advogadas na manhã desta segunda-feira (1º). A cerimônia foi conduzida pelo Presidente Mansour Elias Karmouche acompanhado pelo Vice-Presidente Designado Walfrido Azambuja Júnior, Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) Nacional Luis Claudio Alves Bito Pereira, Conselheiro Estadual Heitor Miranda, Diretor-Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) César Palumbo Fernandes, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Marta do Carmo Taques, Corregedor-Geral Ladislau Ramos e Corregedor-Adjunto Vicente Azuaga.

Ao iniciar a entrega de carteiras, Mansour deu boas-vindas a todos e citou a importância da instituição aos recém-ingressados. “A OAB tem papel fundamental na vida de cada um. Ela faz um elo entre vocês, poderes constituído e sociedade. A partir do momento que se inscrevem nesta instituição, além das obrigações legais, vocês passam a ter o suporte necessário para o crescimento profissional”, destacou.

No segundo mandato consecutivo como Presidente, Mansour pontuou avanços obtidos nas respectivas gestões. “Conseguimos grandes vitórias. Dentre elas, a aprovação da Lei de Criminalização das Prerrogativas. A OAB/MS fez isso para que tivéssemos igualdade. O Artigo 133 da Constituição já diz: ‘a advocacia é indispensável à administração da Justiça’. Somos o único estado da federação com Sala de Estado Maior aos nossos profissionais. Essa conquista mostra o reconhecimento das prerrogativas e importância delas. Todo o nosso trabalho é realizado sem ideologia política. O nosso partido é o Brasil”, frisou.

O Conselheiro Federal Bito cumprimentou os presentes, parabenizando em especial as mulheres pelo mês dedicado a elas e falou do valor da profissão. “Acreditem na beleza dos seus sonhos. Não há lei mais importante no exercício da profissão que a lei do retorno. Aquilo que você dá para a advocacia, retorna: o crescimento profissional, intelectual, cultura jurídica e sobretudo a paixão. A advocacia é escrever quando as mãos estão trêmulas, é pensar quando todos estão desesperados e falar quando todos se calaram. Somos advogados 24 horas e tenho certeza que o futuro reserva a todos algo extraordinário”, desejou.

Ao fazer uso da palavra, a Presidente do TED avaliou que críticas devem ser feitas sempre acompanhadas de sugestões, tendo em vista que fazem parte do processo de evolução dos trabalhos. “Escreva a proposta de solução e ela será analisada pela Diretoria. Essa é a nossa Casa, façam parte dela e colaborem. Além disso, integrem as nossas mais de 80 comissões. Esse é um importante caminho para formar uma rede de relacionamentos”, convidou Marta do Carmo Taques.

Celebrando 53 anos de exercício na profissão, o Corregedor-Geral Ladislau Ramos traduziu o sentimento para o momento. “Estamos dentro de uma muralha neste pequeno ambiente, mas que não é feita de pedra, e sim de emoção, instinto e espiritualidade. Para chegarmos neste momento vários presidentes fizeram a parte deles, através dos tempos que temos que compreender e inspirados no passado da advocacia que sempre foi de muita luta”.

Corregedor Adjunto do TED, Vicente Azuaga falou de três fundamentais pilares que devem ser seguidos pelos advogados: “ética, elegância e etiqueta”.

O Tesoureiro César Palumbo explicou aos jovens advogados e advogadas que a Caixa é o lado assistencial da OAB/MS. “20% da anuidade que pagam é destinada a CAAMS e com esses valores oferecemos diversos subsídios e benefícios. Temos uma gama de produtos de saúde aos colegas advogados”, disse.

Heitor Miranda que atua como Conselheiro Estadual recomendou aprimoramento. “Estudem e leiam muito para aprimorar os ensinos. Essa é a primeira porta para o sucesso profissional. Tenham resiliência, pois a vida tem seus altos e baixos e temos que ter sempre o otimismo, fé e esperança para o enfrentamento a essas situações”.

Em nome da turma discursou o bacharel Adriel Beserra de Oliveira. “Faz um ano que me formei. Passamos um longo ano de 2020 devido à pandemia, e de tratamento de câncer da minha mãe. Ainda assim, me dediquei aos estudos e em dezembro fui aprovado no Exame de Ordem, junto recebi a feliz notícia da cura da minha mãe. Hoje ela tem muito orgulho de ter três filhos advogados. Parabéns a todos e muito sucesso nesta nova jornada”, celebrou.

Receberam a carteira: Adilson Dantas, Adriel Beserra de Oliveira, Amanda da Silva de Andrade Padial, Amanda Fernandes Santos, Ana Paula Duarte Pereira, Cristiane Parron Ramos Zotelli, Eder da Silva Gonçalves, Giovana de Carvalho Florêncio, Júlio César da Mota, Luiggi Ramos da Costa, Marcio Luiz Ferreira, Marcos José Duarte dos Santos, Odirlei Leme Fernandes, Regiane dos Santos Arruda, Roberta Franco do Nascimento, Tainá Guimarães Fontes e Vitória Carvalho Campos.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber