Mestre em Educação será mediadora de painel sobre inclusão para pessoa com surdocegueira
A Coordenadora do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEADA/MS), Marielle Moreira Santos Benatti, participa esta noite da palestra de lançamento da Cartilha para pessoa com deficiência da Comissão dos Idosos, das pessoas com deficiência e da acessibilidade (Codiped) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).
Com mais de 15 anos de experiência em educação especial, Marielle será a mediadora dos trabalhos nesta terça. “No dia 27/06 comemora-se o aniversário de Hellen Keller, filósofa americana e a primeira pessoa com surdocegueira e conquistar um diploma de bacharelado. Por isso, este é o Dia Internacional da Surdocegueira e resolvemos realizar este evento para falarmos sobre a inclusão da pessoa com surdocegueira em MS”, justifica Marielle.
Segundo a Presidente da Codiped, Rita Luz, poucos profissionais tem formação específica na área, por isso, é importante a vinda da Marielle para o debate.
De acordo com a profissional, quanto antes se descobre a deficiência, maior eficácia no trabalho. “Quanto mais cedo o acesso ao atendimento maior a autonomia e a comunicação. E claro depende muita da situação, do que levou o indivíduo a ter a surdocegueira.”, explica.
Com apoio do Instituto da Visão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (FUNCRAF), o lançamento da cartilha será às 18h30. As primeiras 50 pessoas a chegarem ganharão uma cópia da cartilha.
O evento será no auditório da OAB/MS, que fica na Avenida Mato Grosso, 4.700, Carandá Bosque.