Na Semana da Mulher, 66 advogadas receberam a carteira da OAB/MS

Data:

Na Semana em que se comemora o Dia da Mulher, 66 Advogadas receberam carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul. O número comprova o aumento da representatividade feminina nos quadros da OAB/MS, já que as turmas de ontem e hoje foram em sua maioria, 63% formada por mulheres. 

Nesta quinta-feira (10) foram entregues carteiras a 36 advogadas e 18 advogados e ontem foram 30 advogadas e 21 advogados, bem como 3 estagiários. 

Na mesa de hoje estavam o Presidente Bitto Pereira, Secretário-Geral Luiz Renê G. do Amaral, Secretário-Adjunta Janine Delgado, Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira, Secretária-Adjunta Janaína Pouso, Vice-Diretor João Paulo Delmondes, Membro honorário vitalício e Conselheiro Federal Mansour Karmouche, Conselheira Federal e Madrinha da Turma Gaya Lehn Shneider Paulino, Secretário-Adjunto do TED Rodrigo Presa Paz, Corregedor-Geral Ladislau Ramos, Secretária-Adjunta da Comissão da Jovem Advocacia Heloísa Nonato de Lima e o Presidente da Comissão de Fiscalização de Honorários Elton Nasser.

Heloísa convidou os advogados para participarem da Comissão da Jovem Advocacia. “Há dois anos eu estava sentada nessa cadeira como vocês para receber minha carteira e hoje fico feliz de ter a honrosa missão de fazer parte da Diretoria da Comissão da Jovem Advocacia. Participem da Comissão e dos nossos eventos, inclusive hoje teremos palestra com o Doutor Lucas Mocchi para falar sobre o início na advocacia empresarial”.  

Vice-Diretor João Paulo Delmondes saudou os presentes e explicou sobre a Escola Superior da Advocacia. “A ESA/MS é responsável pelo aprimoramento e a capacitação constante dos advogados sul-mato-grossenses. No dia 25 será a nossa Aula Magna, que marca o início do ano letivo e desta gestão, com Teresa Arruda Alvim e Fernando da Fonseca Gajardoni. Sucesso e contem sempre com a ESA/MS”. 

Janaína Pouso destacou que “a Caixa é o braço assistencial da OAB, que oferece descontos na livraria, farmácia, serviço odontológico, dentre tantos outros, e aqui eu convido vocês a conhecerem nossos convênios, muitos diminuem na anuidade. Meus parabéns a vocês, tenham fé e perseverança que terão sucesso”. 

Dentre as mulheres que receberam carteira hoje, a nova Advogada e Oradora da Turma Mariana Carelli Melo, filha do Presidente da Comissão de Fiscalização de Honorários, Elton Nasser, que fez um discurso emocionado agradecendo a família pelo apoio e destacando sobre o amor e sacerdócio à advocacia. “Acredito colegas que compartilhamos um sonho e um propósito de vida. Que a partir de hoje possamos assumir compromisso com a mais bela de todas as ciências, o amor à lei e os princípios da dignidade humana. Que acreditemos na justiça e que mesmo no desânimo possamos ter a virtude da resiliência e enfrentar todos os desafios que nossa profissão demandar”

Parafraseando o poeta Fernando Pessoa, ela comentou: “que tenhamos a certeza em nosso coração e em nosso exercício da profissão que tudo vale a pena se a alma não é pequena. Lhes desejo, portanto, grandeza de alma, grandeza de sonhos, de inteligência e sabedoria para percorrer esse belíssimo caminho que hoje se inicia”. 

Madrinha da Turma, a Conselheira Federal Gaya Lehn Shneider Paulino frisou aos novos advogados a importância das competências técnicas e comportamentais na profissão. “A advocacia moderna demanda não apenas as habilidades técnicas, hard skills, mas as soft skills, competências comportamentais, como a inteligência emocional, porque a partir de agora vocês lideram com pessoas; inteligência social e competência para resolução de problemas. Vivemos a era dos dados. É preciso, mais do que nunca, de uma visão sistemática, analítica, para saber interpretar dados e entender o que se passa no coração do nosso cliente. Criatividade para fazer diferente e achar formas criativas de sair da zona de conforto, assim como a persuasão. Parcerias também são importantes porque ninguém trabalha sozinho. E nunca esqueçam que a OAB é a nossa Casa e qualquer dúvida vocês podem procurar essa Casa!”.  

Gaya ainda comentou sobre a participação feminina da OAB. “Hoje as mulheres são maioria, como nessa turma. Lembro que o Conselho Federal aprovou a paridade, momento histórico, por apoio dos nossos Conselheiros Ary Raghiant e Bitto Pereira. O Conselho Estadual da OAB/MS tem mais advogadas que advogados. Nós, mulheres, fazemos a diferença sim. Paridade é sobre completariedade e fazer diferença. Até 2030 haverá uma mobilização, pela agenda da ONU, de líderes mundiais, empresas e mídias para que seja instaurada a paridade no mundo. Nossa Casa foi precursora neste tema. Sinto orgulho de fazer parte deste momento histórico”.  

O Presidente da OAB/MS Bitto Pereira começou seu discurso parabenizando as advogadas pela Semana da Mulher e relacionando frase dita por Rui Barbosa a esposa Maria Augusta com a advocacia. “Depois que a conheci, tornou-se ela o princípio e o fim da minha existência. Eu tenho esse mesmo sentimento pela advocacia, depois que a conheci, tornou-se ela o princípio e o fim da minha existência, porque uma vez advogado, sempre advogado”. 

Ele ressaltou sobre uma das principais pautas da gestão, as prerrogativas. “Somos nós o sacerdócio do estado democrático de direito. Somos indispensáveis à administração da justiça. Sem advocacia não há justiça. que façamos essa luta unidos porque onde um advogado for desrespeitado, todos nós seremos. Somos todos únicos num só objetivo, pela advocacia”. Bitto terminou com uma mensagem de otimismo. “Tenham dedicação, trabalho diuturno e empenho que vocês vencerão. Que o otimismo e a fé na profissão sejam a linha que guie o caminho de vocês”. 

 Veja aqui as fotos da cerimônia. 

 

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber