Novos advogados recebem a carteira em solenidade na OAB/MS

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, na manhã desta quarta-feira (14), realizou mais uma solenidade de entrega de carteiras a novos integrantes da advocacia e estagiários.

Além do Presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, compuseram a mesa da cerimônia a Vice-presidente Marta do Carmo Taques; a Secretária-Geral Adjunta Letícia Arrais Miranda Guimarães; o Diretor Tesoureiro Fábio Nogueira Costa; o conselheiro estadual e presidente da CAAMS, Gabriel Affonso de Barros Marinho; a Vice Diretora-Geral da ESA/MS Renata Alves Amorim; os conselheiros estaduais Jackeline Torres de Lima, Salvador Divino de Araújo; o Coordenador de Mediação do TED, Carlos José Reis de Almeida; a Vice-presidente da CJA, Maria Amélia Carvalho Campos, e o Diretor Tesoureiro da ESA/MS, Regis Santiago de Carvalho.

Prestigiaram ainda a solenidade os Conselheiros Estaduais Caroline Karmouche Beal, Bruno Mendonça de Araújo, Bruna Cândido Diniz, Beatriz Fonseca Sampaio, Juliano Tannus, Bruno Mendonça de Azambuja, Denise Tiosso Sabino e Herica Cristina dos Santos Ratto; o Coordenador das Comissões e Conselheiro Estadual Felipe Simões Pessoa; a Secretária-Geral Adjunta da CAAMS, Ildália Aguiar; o Diretor Tesoureiro da CAAMS, Roberto Santos Cunha, e o Presidente da Subseção de Chapadão do Sul, gestão 2016/2018, Adjalma Ferreira da Costa.

A Vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), Maria Amélia Carvalho Campos, apontou a entrega de carteiras como um momento de marcante e significativo na tradutória de cada novo advogado.

“Saibam que, apesar desse primeiro momento parecer bastante assustador, vocês não precisam passar por isso sozinhos e podem contar com a CJA. A comissão foi criada e pensada justamente para auxiliar os que iniciaram a tradutória no sistema OAB/MS, para que conheçam a advocacia, tenham apoio, sejam acolhidos. Parabéns a cada um e sejam bem-vindos”, disse ela.

A Vice Diretora-Geral da ESA/MS, Renata Alves Amorim, parabenizou os novos advogados e agradeceu a oportunidade de prestigiar esse grande dia, antes de convidar a todos para prestigiar as atividades da ESA, dispondo detalhadamente o calendário de eventos educacionais, que resultarão em aprendizagem e aprimoramento profissional.

“Essa solenidade é um ato mais do que simbólico: é a materialização de grandes sonhos, projetos e uma grande conquista. Parabéns pelo esforço e pela conquista. Tenho certeza que uma grande carreira começa para vocês. Em nome da ESA/MS, o braço educacional da OAB/MS, parabenizo os protagonistas de hoje, que são os senhores”, apontou.

A Secretária-Geral Adjunta da CAAMS, Ildália Aguiar, reconheceu que a luta para se chegar a este momento não foi fácil, exigindo muita dedicação dos novos advogados. Ela lembrou ainda que a Caixa de Assistência é o braço direito da OAB/MS e apontou que todo advogado que tem algo para propor pensando no bem-estar da advocacia pode procurar a CAAMS.

“Receber a carteira é uma vitória para todos vocês, que iniciam um novo tempo. A advocacia vai proporcionar a vocês tudo de melhor, pois para que se dedica e se esforça, ela traz os resultados esperados. Temos vários projetos voltados para os advogados, seja em áreas voltadas à educação, saúde ou auxílios. Temos convênios com diversas instituições que resultam em descontos significativos, aproveitem essas oportunidades. Somos uma classe expressiva, pelo número de inscritos, e vamos sempre trazer benefícios para vocês. Parabéns por chegarem até aqui”, declarou.

A advogada Kamila da Silva Boeno foi a oradora e o advogado Gilberto Gondin Barbosa fez o juramento.

Em nome dos novos advogados, Kamila confessou ter o coração transbordando de alegria e gratidão na cerimônia que marca, de forma tão significativa, suas trajetórias profissional e pessoal. “Receber essa carteira da OAB/MS não representa apenas a construção de uma árdua jornada acadêmica, mas sim o início de um novo capítulo, repleto de desafios, aprendizados e, acima de tudo, a nobre missão de defender a justiça e o direito da sociedade”.

Ela expressou sua gratidão à família, que incentivou e ofereceu o suporte incondicional; aos amigos, que compartilharam angústias e alegrias da caminhada; aos mestres, que compartilharam conhecimento e paixão pelo direito.

“Neste momento solene, não posso deixar de reconhecer a fundamental importância da OAB/MS, guardiã dos princípios éticos e da valorização da advocacia, essencial para manutenção do estado democrático de direitos. Receber essa carteira é assumir um compromisso solene com a justiça, com a ética profissional e com a defesa firme dos direitos e da garantia fundamental. É com humildade e firme intenção de honrar este compromisso que me coloco à disposição da sociedade e da justiça. Muito obrigada”, concluiu.

O Diretor Tesoureiro da ESA/MS, Regis Santiago de Carvalho, que foi o paraninfo da solenidade, destacou que este é um momento marcante na vida de um advogado: o receber a carteira profissional. Ele ressaltou a gratidão à família, o reconhecimento aos professores e registrou, em nome da turma, o agradecimento a todos que os apoiaram direta e indiretamente durante a caminhada, tornando o sonho uma realidade.

“Esta é uma oportunidade de mudança porque, a partir de hoje, vocês terão uma mudança radical em suas vidas tanto profissional quanto pessoal. Se eu puder deixar uma palavra de incentivo, gostaria de citar D. Helder Câmara: ‘a graça é divina e é divino começar bem. A graça maior é persistir na caminhada, mas a graça das graças é não desistir nunca. Parabéns e sucesso na carreira”.

O Presidente Bitto Pereira iniciou sua fala parabenizando familiares e amigos, pessoas que vibraram com a conquista dos novos integrantes da advocacia.

“Eu vejo a alegria de vocês representada na vitória de seus familiares que hoje vieram a essa Casa. A família é a instituição mais importante de todos nós porque é nela que encontramos amparo nos dias mais difíceis. Muitas vezes, o sorriso do pai, da mãe, é ainda maior do que daquele que ingressa na carreira porque é a realização dizendo: agora é com você. Parabéns a todos que possibilitaram que a caminhada chegasse até este momento”, brincou ele.

Ao final, utilizando uma expressão latina, Bitto expressou uma máxima de vida: o trabalho tudo conquista. “Não importa de onde você veio, não importa sua origem nem sua condição social ou onde você nasceu. De agora em diante, o trabalho possibilitará que você realize seus sonhos, ajude sua família, que tenha crescimento profissional. O trabalho vai possibilitar que você tenha crescimento intelectual, que faça a viagem que sonhou a vida toda, que tenha um nome respeitado. É o trabalho que te fará levantar todos os dias com orgulho e vontade de trabalhar. Trabalho puro e simples. Façam isso e o sucesso virá. Muito obrigado”.

Receberam a carteira Ana Carolina Froener, Diani Aguirre Areco, Emily Estephany Egues Bispo da Silva, Gilberto Gondin Barbosa, Grace Kelly Damaceno Borges, Gustavo Queiroz Costa, Henrique César Marcellino, Isabelly Burton Lopes, Isadora de Oliveira Ferreira, Janduy Jacinto Soares, João Victor Ribeiro Bellincanta, João Vitor Lorico Pallota, Kamila da Silva Boeno, Laís Alves Aquino de Araújo, Luciano Nunes de Matos Filho, Maria Eduarda Pungilo dos Santos Cardoso, Mariana Comparim de Campos Belo, Mariana Quadros Rolim, Matheus Alex Mendes dos Santos, Matheus Vinícius Alves Henrique, Mylena Fabrícia Santos do Nascimento, Nicolle de Lima Cardoso, Odiney Vasques do Prado Jr., Pedro Henrique Cristaldo Lima, Rejany da Silva, Salomão Pires Hildebrand, Sibely Campos Ribeiro, Tainá Lourenço Baldan e Victoria Carlos de Castro.

A carteira de estagiário foi entregue para Enzo Cassol Moares e para Fernanda Sotelo Coelho.

A galeria de imagens da solenidade está disponível no link https://www.flickr.com/photos/oabms/albums/72177720326104530