OAB/MS acompanha caso de feminicídio contra a jornalista Vanessa Ricarte

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por meio de sua Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar, está acompanhando de perto o caso de feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte. Na manhã desta sexta-feira (14), a Vice-Presidente da OAB/MS, Marta do Carmo Taques, e a Presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar, Luciana Azambuja, estiveram na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, onde se reuniram com a Delegada Titular Elaine Benicasa e com as Delegadas Analu Ferraz e Marianne Souza para acompanhar o andamento das investigações.
A Vice-Presidente da OAB/MS Marta do Carmo Taques destacou: “O feminicídio praticado contra a jornalista Vanessa Ricarte tocou de tristeza nos nossos corações. A OAB/MS se preocupa e está atenta a todas as questões que envolvem os direitos das mulheres. Este lamentável episódio reacende a discussão da necessidade de ações preventivas de combate a todo tipo de violência contra a mulher e através da Comissão de Combate e Enfrentamento `a Violência Doméstica e Familiar a OAB/MS não se furtará dessa missão”.
A Presidente da Comissão, Luciana Azambuja, falou sobre o ciclo da violência: “É muito difícil para uma mulher em situação de violência se perceber como vítima. Por isso, dizemos que ao primeiro sinal de violência, a mulher deve ficar atenta. Ainda que não haja violência física, as humilhações, as chantagens emocionais, o menosprezo, deixam marcas muito mais profundas que um chute ou um tapa. As fotos das vítimas sorrindo com seus agressores refletem milhares de outras mulheres que se calam, que tem vergonha, que acreditam na mudança. Por isso, precisamos apoiar, orientar, escutar. E informar. Falar sobre violência doméstica é o primeiro passo para o enfrentamento.”
A Delegada Titular, Elaine Benicasa, afirmou que: “A importância dessa transversalidade das ações, da OAB junto na rede de proteção, parceria é importante para fortalecer todas as instituições e também fortalecer, de fato, e de forma eficiente e eficaz, a proteção às mulheres do nosso estado”.
Em nota, a OAB/MS expressou suas condolências aos familiares e amigos de Vanessa Ricarte, manifestando solidariedade neste momento de dor. A entidade também destacou a importância de denunciar casos de violência contra a mulher e buscar ajuda, ressaltando que a violência de gênero é um problema social que afeta a todos.
Canais de ajuda
Em caso de violência contra a mulher, a denúncia pode ser feita através dos seguintes canais:
* Disque 180: Central de Atendimento à Mulher, serviço gratuito e disponível 24 horas por dia.
* 190: Polícia Militar, em casos de emergência.
* Delegacias especializadas: Em Campo Grande, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) está localizada na Casa da Mulher Brasileira, na Rua Brasília, lote A, quadra 2, s/ nº – Jardim Imá. O atendimento funciona 24 horas, todos os dias.