OAB/MS apoia campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência Contra Mulheres
Como parte das atividades programadas em razão da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência Contra Mulheres, as Comissões da Mulher Advogada, da Saúde e do Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) reuniram esforços e promoveram uma palestra a respeito de Pornografia de Vingança e Violência na Era digital na noite de segunda-feira (04) no auditório da OAB/MS.
Quem proferiu o colóquio foi Ana Lara Camargo de Castro, promotora de Justiça de Mato Grosso do Sul, membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público e autora da obra “Stalking e Cyberstalking: obsessão, internet, amedrontamento”.
Estiveram presentes ao colóquio a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Suzana Maluf, Presidente da Comissão de Enfrentamento à violência contra a mulher, Carine Giaretta, a Presidente da Comissão de Saúde, Maria Eugênia de Noronha Anzoategui, e a Conselheira Estadual da OAB/MS, Marcela Marina de Araújo, entre outros.
O Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, destacou a importância do trabalho de instituições como a Casa da Mulher Brasileira e ressaltou a indissociabilidade do enfrentamento à violência contra as mulheres da defesa do estado democrático de direito.
“Dioturnamente verificamos e acompanhamos situações de desrespeito e violência contra as mulheres, e é inaceitável que isto aconteça quando são elas quem nos deram a vida. A Ordem tem como essência lutar pelos Direitos Humanos e o enfrentamento à violência contra a mulher é imprescindível em uma sociedade justa e organizada” ressaltou.
Na palestra, Ana Lara Camargo explanou acerca das características da violência em âmbito digital do ponto de vista da motivação, natureza e consequências, bem como sobre a ilusão de anonimato nas redes sociais, e os danos que podem derivar de uma experiência de trauma por exposição da privacidade.Em seguida a psicóloga Sílvia Lopes discorreu sobre as origens de traumas e seus reflexos e o médico psiquiatra Júlio César Guimarães Mercadante finalizou o evento elucidando a questão do abuso sexual do ponto de vista clínico.
Com a participação de cerca de 160 países, a Campanha 16 dias de ativismo promove o debate e denuncia as várias formas de violência de gênero cometidas em todo o mundo. A campanha e acontece todos os anos, entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.