OAB/MS celebra o Dia da Advocacia Pública
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul celebrou, nesta terça-feira (7), o Dia Nacional da Advocacia Pública com uma reunião no plenário do Conselho e um café da manhã especial.
Estiveram presentes o Presidente Bitto Pereira, a Secretária-Adjunta Janine Delgado, o Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira, o Presidente da CAAMS Marco Rocha, a Vice-Presidente Marta Taques, a Procuradora-Geral Ana Carolina Ali Garcia, o Presidente da APREMS Norton Riffel Camatte, o Procurador-chefe da União no Mato Grosso do Sul, Cláudio André Raposo Machado Costa e o Procurador-Geral do Munícipio de Campo Grande Alexandre Ávalo.
O Presidente Bitto Pereira cumprimentou a todos pela data e destacou a importância da união da advocacia pública. “Um evento importante para reafirmar a posição da OAB de Mato Grosso do Sul de que nós todos somos advogados e jamais haverá distinção entre a advocacia privada e a advocacia pública, pelo contrário, nós somos um só e todas as pautas da advocacia pública são pautas de interesse da OAB e sempre terão respaldo na instituição”.
A Procuradora-Geral Ana Carolina Ali Garcia parabenizou os Procuradores do Estado e do Município presentes pela data. “Nós no dia a dia ressaltamos essa capacidade de aglutinação da advocacia privada e pública e essa interlocução das instituições. É aqui na OAB/MS que nós queremos trazer nossas pautas da advocacia pública. Quero encorajá-los no exercício da advocacia pública que é tão dinâmica e renovar nossas forças e nossa paixão”
O Procurador-Geral do Munícipio de Campo Grande Alexandre Ávalo frisou o papel da advocacia pública. “É um prazer estar aqui nesta manhã. O advogado público, ao fim, defende a coletividade, principalmente no sentido preventivo, mas mais ainda ativo, quando garante a execução de políticas públicas. Nós pertencemos a essa Casa. O honorário pertence ao advogado, seja ele público ou privado. Por isso, a importância da valorização da advocacia e a proximidade das isntituições”.
O Procurador-chefe da União no Mato Grosso do Sul, Cláudio André Raposo Machado Costa destacou o processo de construção da advocacia pública perante à administração. “Hoje em dia nenhuma política pública vai adiante sem uma manifestação de um advogado da União ou Procurador Federal. Isso é para ter ideia do nosso papel perante à sociedade e a relevância da nossa atuação.
O Presidente da APREMS Norton Riffel Camatte ressaltou a necessidade de uma aproximação entre as instituições. “Essa relação de proximidade tem acrescentado qualidade e aproximado nossos colegas e instituições. A Procuradoria-Geral do Estado tem como meta a defesa dos interesses da sociedade.
O Presidente da CAAMS e Procurador Federal na Advocacia Geral da União, Marco Rocha concluiu considerando a importância da data e da advocacia. “É um dia histórico. A OAB foi extremamente importante em muitas lutas, especialmente nos honorários. É necessário assim a participação na Comissão da Advocacia Pública da OAB para debater assuntos de interesse”.
Texto: Catarine Moscato Sturza / Fotos: Raissa Quinhonez