OAB/MS e Fundect recebem bolsistas aprovados em seleção do Laboratório de Inovação e Tecnologia  

Data:

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, o Diretor-Executivo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, à Ciência e à Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS) Márcio de Araújo Pereira e a Coordenadora do Laboratório de Inovação e Tecnologia Dayane Lupoli recepcionaram, na manhã desta quinta-feira (22), os bolsistas aprovados no Processo de Seleção do Litech. 

Participaram da solenidade também o Vice-Presidente Walfrido de Azambuja Jr. ,o Presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia Jurídica Bruno Peixoto Lupoli, o Presidente da CAAMS José Armando Amado, Diretor-Tesoureiro César Palumbo, Diretor-Geral da ESA/MS Ricardo Pereira, Secretária-Adjunta Janaína Pouso. 

Em seu discurso, Mansour Karmouche destacou a importância da tecnologia no meio jurídico. “Uma das profissões que mais mudaram com a tecnologia foi a advocacia e daqui para frente, mais ainda. Não será mais feita de forma artesanal, mas como empresa mesmo, comercial. A pandemia antecipou questões e trouxe, de fato, a advocacia para o século XXI. A OAB não é uma entidade de classe tão somente, apenas para os atores da justiça, mas aberta à toda sociedade. Por isso, esse dia é um momento histórico para a OAB/MS. Começar esse projeto, com todos vocês, marca a evolução da tecnologia jurídica sul-mato-grossense”.

O Presidente terminou parabenizando os responsáveis pelo Litech e dando as boas-vindas aos bolsistas. “Chegar até aqui não foi fácil, teve o empenho de muitas mãos, meus agradecimentos em especial a Dayane Lupoli e Bruno Peixoto. Eu louvo vocês. Esse laboratório traz uma contribuição intelectual à sociedade. Um novo passo começa hoje para os aprovados. São pessoas como vocês que a sociedade busca. Esse encontro se deu hoje. Eu desejo todo sucesso do mundo”. 

Dayane Lupoli disse estar orgulhosa em coordenar o Laboratório. “Falar do Litech é falar de amplitude, de transcender fronteiras e de estabelecer novas conexões. A OAB é um corpo muito bem estruturado e eu agradeço essa administração, que sempre esteve à frente, quando o assunto é solucionar problemas, como a tecnologia e a pandemia. Esperemos logo trazer resultados à sociedade. Meus parabéns e sucesso a todos nós nessa nova jornada”. 

O Diretor da Fundect Márcio de Araújo Pereira comentou sobre os dois anos de trabalho, de empenho e esforço conjunto. “É um projeto único no Brasil desse formato, referência para todas as OABs. Aqui começa a história. É uma convocação para todos, de mãos dadas, construir o futuro. O Governo do Estado fica muito feliz por estar nesse projeto com a OAB/MS. Agora é trabalhar em conjunto para trazer soluções à sociedade”. 

Na ocasião, o Diretor-Tesoureiro da CAAMS César Palumbo parabenizou os bolsistas e explicou o papel da Caixa de Assistência. “É um ente do tripé OAB, junto à ESA/MS. Fomos procurados pela Doutora Dayane e Bruno para apoio ao projeto. Constituímos o espaço e agora vocês vão poder trabalhar pela inovação e tecnologia do nosso Estado. Meu orgulho em presenciar esse momento histórico. Meus parabéns”. 

O Presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia Jurídica Bruno Peixoto Lupoli agradeceu o apoio da OAB/MS e Fundect. “É uma parceria de extrema importância. Toda inovação e tecnologia passam pela legalidade.  Não existe qualquer processo ou software sem a legalidade. O fato desse Laboratório ser dentro da instituição que preserva as leis vai fazer com que todos os projetos valorizem a legalidade. Obrigado a todos”. 

Receberam declaração de aprovação hoje os bolsistas: Ana Carolina da S. Monteiro (Orientadora),  Mariê M.Pacheco (Apoio Técnico), Sylmara Roberta L. Torres (Apoio Técnico), Pablo S. Cavalcante (Programador), Tathiane E. Panzieira (Comunicação/Imprensa) e Pedro Gabriel L. Megliato (Estagiário). 

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber