Notícias

OAB-MS e Prefeitura assinam parceria e lançam o “OAB vai à Escola”

Data:

Com a assinatura de um termo de parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, lançou hoje (05/06) pela manhã, o programa institucional “OAB vai à Escola”, projeto que representa uma das ações concretas da OAB-MS junto ao Movimento MS Contra a Violência, mobilização encabeçada pela própria Ordem.
A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da Seccional e contou com a presença do prefeito Nelson Trad Filho; da secretária municipal de Educação, Maria Cecília Amêndola; o presidente da OAB no Estado, Fábio Trad; do conselheiro federal e diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia (ENA), Geraldo Escobar Pinheiro; diretores da OAB-MS; coordenador do Movimento MS Contra a Violência, José Augusto Lopes Sobrinho; diretores de escolas; advogados e lideranças comunitárias.
Fábio Trad destacou, em seu pronunciamento, a pronta adesão da administração pública municipal ao projeto, que consiste na realização de palestras e debates nas salas de aula, sobre temas interessantes e importantes na atualidade. “Entendemos que a violência é fruto da ignorância”, afirmou o presidente da Seccional, ao enfatizar que o volume de informações a ser levado aos estudantes, dentro do contexto da cidadania, também contribuirá para a redução dos índices de violência.
Ainda segundo Fábio Trad, coordenado pelo advogado Carlos Bruno Marietto, o “OAB vai à Escola” disponibilizará cerca de 100 advogados para o trabalho junto às escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), levando gratuitamente às unidades escolares de Campo Grande abordagens sobre temas ligados ao exercício da cidadania. O programa, que começa a ser executado já no próximo semestre letivo, também deverá ser estendido ao interior do Estado em 2008.
O presidente da Seccional reiterou que “este programa visa contribuir para formação da cidadania integral desde a infância”. Paralelamente, permitirá que seja mostrado à sociedade que “a advocacia é uma profissão valorosa e indispensável ao respeito e a administração da cidadania e que os advogados são comprometidos pelo próprio caráter da profissão com a justiça social”.
Entre os temas que serão expostos pelos advogados aos estudantes do ensino fundamental e médio, estão assuntos como aborto, alimentos, separação, divórcio, união estável, defesa do consumidor e cidadania, discriminação racial e direitos humanos, direitos da mulher, drogas, empregado doméstico, Lei 8.069/90 e o adolescente infrator, leis do trabalho, roubo e furto, meio ambiente e outros itens sugeridos pela OAB-MS e pelos estudantes.