OAB/MS e Sebrae promoveram curso de gestão para escritório de advocacia com a Advogada Lara Selem e o Consultor Mauro Infante Vieira

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por meio do Laboratório de Inovação e Tecnologia (Litech), promoveu, nesta quinta-feira (17), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o Curso de gestão para escritórios de advocacia.
A abertura do evento teve a participação do Presidente Bitto Pereira, Secretário-Geral Luiz Renê G. do Amaral, Diretor-Tesoureiro da ESA/MS Abner Jacques, Coordenadora do Litech Dayane Lupoli, Advogada, Consultora e Mentora Lara Selem e o Economista e Consultor do Sebrae Mauro de Freitas Infante Vieira.
Bitto Pereira deu início aos trabalhos parabenizando a parceria entre Litech e Sebrae, e ressaltou a importância do evento. “Percebemos que a gestão para escritórios é uma demanda da advocacia e esse tema foi, sem dúvida, no início da nossa gestão escolhido para ser debatido. Então, em menos de 40 dias úteis inauguramos esse curso, em parceria com o Litech e Sebrae, e já na segunda semana do ano assinamos o termo de cooperação. Hoje inauguramos esse primeiro módulo de muitos que ainda acontecerão pelos três anos da nossa gestão. Nossos agradecimentos aos convidados, em especial nossa colega Lara Selem, pioneira em termos de gestão e gerenciamento de escritórios”.
Lara Selem apresentou sua aula sobre ‘A importância da gestão para a advocacia’. Ela iniciou sua exposição apresentando um panorama do cenário atual, os números sobre os cursos de Direito, bacharéis e alunos matriculados para ilustrar a importância de buscar oportunidades no mercado. “Entender esse processo faz com que a gente se coloque melhor no mercado. É um olhar de que há muita oferta de profissional, fonte de recursos humanos, para gestores de escritórios. Até 2030 ocorrerão muitas mudanças em áreas e nichos que demandarão novas habilidades, de empreendedorismo, liderança, solução rápida de problemas e pensamento crítico”.
A mesa das palestras foi coordenada pelo Advogado Daniel Pasqualotto, Coordenador das Comissões da OAB/MS.
O Consultor do Sebrae Mauro de Freitas Infante Vieira falou sobre ‘Planejamento estratégico’ destacando a necessidade da advocacia refletir sobre o seu papel e definir o modelo de negócio que a empresa deverá operar. “É preciso ter uma direção a seguir e administrar os resultados, corrigindo mudanças, planejando de forma integrada o negócio e investindo adequadamente em todos os recursos da empresa, físico, operacional, sistemas, etc. Criar um modelo de gestão sustentável, que pode ser feito a partir do Modelo PDCA ou do Modelo de Inovação Canvas, para então criar um plano de ação”.
Acesse aqui o link do Curso na íntegra. https://www.youtube.com/watch?v=LQf8glaPlzk
Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber