OAB/MS emite nota de pesar pelo falecimento da Advogada Cleusa Spínola

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), externa, condolências pelo falecimento, na quinta-feira (19), da Advogada Cleusa Spínola, reconhecida por seu pioneirismo em causas sociais no Estado.

O neto, Antônio Alves Corrêa, lembrou da carreira da avó: “Uma mulher a frente do seu tempo. Primogênita de Acy Ruy Spínola e Maria José Spínola, ela teve 3 filhos, Isis Spinola-Schwartz, Nawalle Spínola Coury e Odilon Spínola Coury (in memorian), 10 netos e 14 bisnetos.

Nascida em Cuiabá-MT, em 07/04/1937, se formou em 1969 pela Faculdade de Direito de Cuiabá-MT, tendo em um período da sua carreira ocupado a Direção-Geral do TJMT. Em 1975, ingressou sob o n. 1.297 nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil – MT.

Em 1974, mudou-se para Campo Grande-MS, onde atuava no magistério na antiga FUCMT, lecionando as disciplinas de Direito Civil e Processo Civil.

Foi Procuradora do Estado de MT e, com a divisão do Estado e criação do MS, ingressou nos quadros da recém criada Assembléia Legislativa, onde coordenou a Comissão responsável pela redação e revisão da Constituição Estadual/78 e, posteriormente, colaborou com a redação da Constituição Federal/88.

Foi atuante na Seccional sul mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil, ocupando a Presidência da Comissão dos Direitos Humanos e da Comissão do Advogado Idoso e Pessoa Idosa.

Recebeu a Comenda da Câmara Municipal de Campo Grande-MS em virtude de sua relevante contribuição na formação de diversos centros comunitários da Capital, além de Associações de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, dos portadores de Alzheimer, e das pessoas com deficiências.

Era conhecida por sua personalidade forte. Aguerrida, abraçava com afinco as causas que chegavam a ela. Era firme em seus propósitos, mas tratava a todos com carinho, o que pode ser constatado por aqueles que a conheceram, especialmente os servidores do Fórum de CG e da Assembléia Legislativa. Hoje seu corpo descansou, mas seu espírito segue sua jornada maior, sabendo que sua memória estará sempre viva através de seu relevante legado humano e no coração de seus amigos e familiares que sempre a ouviam proferir os seguintes dizeres: “Na vida, aprendi que a vida, nenhum valor ela tem, se não for vida vivida em prol da vida de alguém!”

A OAB/MS lamenta o passamento da Doutora Cleusa e externa condolências aos familiares e amigos.