OAB/MS homenageia advogado e ex-ministro Márcio Thomaz Bastos

Data:
É com pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), lamenta a morte do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, ocorrida na manhã desta quinta-feira (20), em São Paulo. Bastos foi internado, na última terça-feira, para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital. 
“Thomaz Bastos foi um dos principais advogados criminalistas brasileiros, defensor intransigente do Estado Democrático de Direito, da Constituição e da Justiça. É com profundo pesar e consternação que lamentamos a perda hoje de um grande jurista”, destaca o presidente da Seccional, Júlio Cesar Souza Rodrigues. 
Um dos advogados criminalistas mais influentes do País, Marcio Thomaz Bastos presidiu a seccional da OAB paulista entre os anos de 1983 e 1985. Neste período, foi ligado ao movimento “Diretas Já”, que reivindicava voto direto à presidente da República. Assumiu a presidência nacional da OAB em 1987 e exerceu papel fundamental na mobilização da sociedade pela Constituinte. Comandou o Ministério da Justiça entre 2003 e 2007. 
A homenagem da OAB/MS ao advogado é prestada por todos os membros da Diretoria, do Conselho Federal, do Conselho Estadual e de todas as Comissões da Ordem. O Conselho Federal da OAB decretou luto oficial de sete dias pelo falecimento de Bastos.