OAB/MS inicia triênio com debate sobre a relevância do Brasil no Direito Internacional e a Rota Bioceânica

A Comissão de Relações Internacionais e Institucionais (CRII) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou na última quinta-feira (22), sua primeira reunião ordinária do triênio. O encontro, que aconteceu no Plenário do Conselho da Seccional, teve como destaque uma palestra sobre o papel estratégico do Brasil no cenário jurídico internacional, com foco nos desafios e oportunidades para jovens profissionais do Direito.
A mesa diretora foi composta pelo Conselheiro Federal e Membro Honorário Vitalício da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche; o Presidente da CRII, Jhonny Cristaldo de Oliveira; e a Conselheira Estadual e Presidente da Comissão Especial de Direito de Integração da Rota Bioceânica (CEDIRB-RILA), Bianca Della Pace Braga Medeiros. Também participaram a Vice-Presidente da CRII, Márcia Cristina dos Santos Alves; o Secretário-Geral Adjunto, Guilherme José Meloto; o Ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro; e o representante do Escritório Internacional, Fábio Corrêa.
A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo Conselheiro Federal Mansour Elias Karmouche, que enfatizou a relevância do tema: “É uma honra participar desta palestra. Cumprimento toda a comissão. Esse tema é de grande relevância, não só para os advogados, mas para toda a sociedade. Estamos com uma expectativa muito grande, pois a transformação econômica já está em curso em Mato Grosso do Sul. Tenho certeza de que sairemos deste encontro enriquecidos com a fala do Ministro João Carlos Parkinson.
“A palestra principal, intitulada “O Brasil e sua posição estratégica no cenário jurídico internacional: desafios e oportunidades para os jovens profissionais do Direito”, foi proferida pelo diplomata João Carlos Parkinson de Castro. Coordenador nacional dos corredores rodoviário e ferroviário bioceânicos e chefe da Divisão de Integração de Infraestrutura do Itamaraty, Parkinson de Castro ressaltou a importância da Rota Bioceânica para o desenvolvimento regional.”Agradeço o convite que me foi feito. Espero não apenas compartilhar informações e conhecimentos, mas também desenvolver, com esta comissão e com a OAB/MS, uma parceria duradoura. A importância desse tema é imensa para Mato Grosso do Sul. O desenvolvimento do corredor da Rota Bioceânica representa um novo Centro-Oeste. Tenho trabalhado nesse projeto há cerca de dez anos, e já é possível ver grandes transformações nas cidades ao redor”, destacou o diplomata.
Ao encerrar a reunião, o Presidente da CRII, Jhonny Cristaldo, agradeceu a participação de todos, tanto presencialmente quanto de forma virtual. “Agradeço a confiança que me foi depositada. Quero que cada um aqui se sinta parte deste projeto. A comissão é feita de pessoas que acreditam, constroem juntas e se comprometem. Hoje damos o primeiro passo, e o primeiro passo é sempre um ato histórico. Estamos lançando uma semente e, com trabalho árduo, vamos colher grandes frutos. Declaro encerrada a primeira reunião do triênio.”
Estiveram presentes no encontro a Conselheira Estadual Kátia Cristina de Paiva Pinto Vasconcellos e o Advogado Medalha Heitor Medeiros Irajá Pereira Messias.