OAB/MS outorga homenagem aos Diretores do Conselho Federal Ary Raghiant Neto e José Noronha

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados junto ao Conselho Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), prestou Outorga de Moção ao Secretário-Geral Adjunto Ary Raghiant Neto e ao Diretor-Tesoureiro José Augusto Araújo de Noronha. A homenagem foi realizada na Sessão Virtual do Conselho Estadual, na manhã desta sexta-feira (26).
Conduzindo os trabalhos, o Presidente da Seccional Mansour Elias Karmouche iniciou a sessão destacando o reconhecimento ao trabalho dos dois valorosos e nobres profissionais que hoje representam a advocacia brasileira. “Essa foi uma decisão do Conselho Pleno da Seccional de Mato Grosso do Sul. Ary e Noronha junto ao Vice-Presidente da OAB Nacional Luiz Viana fazem uma gestão completamente diferente, sem ideologia ou partidarismo. Esses dois diretores quando necessário se impõem para fazer valer a legalidade e cumprem com rigor o que se espera de um gestor de Ordem”, parabenizou.
Mansour discorreu que a homenagem é justa, tendo em vista que ambos trabalham de acordo com os mandamentos institucionais. “Doutor Noronha conscientizou todas as Seccionais da responsabilidade com as nossas regras neste momento de pandemia, principalmente no que tange a gastos e fiscalização. Foi Presidente da OAB do Paraná e sempre teve em sua trajetória um reconhecimento pela responsabilidade financeira”, reconheceu.
“Ary tem tido participação ímpar junto ao Conselho Federal e se destacado pelo trabalho coerente. Ele ao lado de Noronha e Luiz Viana tem nos dado muito orgulho. Temos a consciência de que o dever de vocês está sendo cumprido e a nossa Seccional os apoia integralmente”, concluiu o Presidente da OAB/MS.
O Secretário-Geral Stheven Razuk frisou que Ary Raghiant Neto reacendeu o tema da publicidade que estava dormitando na advocacia e enfrentou com galhardia muitas questões como a dos escritórios estrangeiros no país. “Se tornou uma referência para a advocacia sul-mato-grossense e de todo o Brasil. Noronha, com sua gestão austera, passou a mensagem que o dinheiro da advocacia é difícil de ser arrecadado e, desse modo, ser empregado em grandes finalidades”, disse.
O Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA) Nacional Luiz Claudio Alves Bito Pereira pediu a palavra para registrar o orgulho de fazer parte de uma bancada liderada por Ary Raghiant. “A sua capacidade de trabalho no Conselho Federal é reconhecida por todos os seus pares. Saiba que nas trincheiras dessa vida onde estiver faço fileira sempre ao seu lado”, almejou.
Bito lembrou da época em que fez parte da 3ª Câmara que era presidida por Noronha. “Imprimiu ritmo de trabalhos de governança na tesouraria, jamais visto na história do Conselho Federal. Tenho gratidão a Noronha pela oportunidade de ter sido nomeado Secretário da 3ª Câmara que cuida das prestações de contas e é uma questão institucional muito importante. Foi um trabalho que me deixou extremamente feliz”, recorda.
Nomeado para realizar a entrega da placa de homenagem, o Diretor-Tesoureiro Marco Rocha reforçou a “merecida homenagem”. “Corroborando a fala do Stheven, o Noronha é uma pessoa amiga, porém extremamente rigorosa na função da tesouraria, o que é salutar, pois exige seriedade. A saúde financeira da OAB/MS se deve a parceria com o Conselho Federal, através do Noronha e Ary, que muito nos ajudaram durante a pandemia. Esse auxílio aliado a austera gestão feita pela Stheven e que estamos em continuidade traz hoje à OAB/MS uma situação financeira nunca vista antes”, celebrou.
O Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) César Palumbo citou que o trabalho desenvolvido por Ary e Noronha tem sido reconhecido por toda a advocacia do Mato Grosso do Sul. “Agradecemos a vocês por nos representar e atender às nossas demandas”.
Homenageados
Ao final da homenagem, o Secretário-Geral Adjunto do Conselho Federal e Conselheiro por MS Ary Raghiant agradeceu a toda a Diretoria, Conselho Seccional e falou da dedicação em prol da classe. “Temos trabalhado para construir pautas positivas para a advocacia brasileira e trazer benefícios para o Mato Grosso do Sul. Essa é a nossa obrigação e esta homenagem me toca muito, na medida em que estou no cargo para cumprir uma função delegada por vocês. Esta é para mim a maior e melhor homenagem que poderia receber”, comemorou.
De acordo com Ary, atualmente Mato Grosso do Sul tem 77 membros em comissões do Conselho Federal. “Esse número representa um grande avanço. Destaco que o Bito é Vice-Presidente da Escola Superior de Advocacia Nacional, o Vinicius Paiva é Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, o Luiz Renê é Corregedor Auxiliar, o Afeife Mohamed é membro do FIDA e o Vander Medeiros Vice-Presidente da Comissão de Direito Social, portanto todos os nossos Conselheiros estão em Diretorias, isso demonstra o grande espaço conquistado por Mato Grosso do Sul”, ponderou.
Ao finalizar o discurso, Ary Raghiant reconheceu a homenagem também prestada a Noronha. “É um grande amigo, duríssimo no cumprimento da lei, mas de um excelente coração quando se trata de auxiliar. Se não fosse a ajuda e a sensibilidade de Noronha, não conseguiria toda a captação de recurso conquistada ao nosso Estado”, afirmou.
O Diretor-Tesoureiro José Augusto Araújo de Noronha agradeceu a parceria de Ary Raghiant e Luiz Viana nos trabalhos desempenhados no Conselho Federal. “Não é uma tarefa fácil, mas confesso que junto a eles me sinto mais fortalecido para enfrentar as dificuldades que são postas no dia a dia de quem se dispõe a estar no comando da advocacia nacional. Todo esforço tem uma recompensa. Somente trabalho e dedicação levam ao verdadeiro sucesso”, avaliou.
Noronha encerrou as palavras citando que apesar de todas as dificuldades, procurou todos os dias honrar o cargo. “Esse é um momento de atitude, de mostrar o que foi feito pela advocacia. Estou muito honrado com essa homenagem, que dá força para continuar nesse ambiente de defender a advocacia e o estado democrático de direito”.
A entrega da placa de homenagem a Ary Raghiant Neto será realizada pela Secretária-Geral Adjunta da OAB/MS Eclair Nantes.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber