OAB/MS participa da inauguração de espaço de trabalho para detentos na Gameleira

A Advogada Silmara Cher Trindade Félix Matiazo que atua como Vice-Presidente da Comissão do Sistema Carcerário e é Conselheira-Titular do Conselho Penitenciário por indicação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), participou nesta sexta-feira (5) da inauguração de espaço de trabalho para detentos no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira de Regime Semiaberto, em Campo Grande, onde trabalharão na “Central de Manutenção de Carrinhos de Compras.
“Nós da OAB/MS vemos com grande alegria ações como essas que impactam positivamente na sociedade. Estou Honrada em estar presente nesse ato, a 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande segue rigorosamente a Lei de Execução Penal que prevê para cada 3 dias trabalhos 1 a menos na pena. Espaços como esse, inaugurado hoje, são importantes para nós operadores do Direito e toda sociedade, tendo em vista que o trabalho é uma grande chance que os detentos têm de ressocialização”, destaca Silmara Félix.
A Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes explica que o trabalho exercido pelo reeducando, seja interno ou externo, não apenas cumpre com o ordenamento previsto na Lei de Execução Penal no que tange o desenvolvimento educativo e produtivo, mas também contribui para a ressocialização. “Mantém a dignidade como cidadão dentro da prisão e o prepara de forma menos agressiva a enfrentar a sedutora sociedade do crime”, frisa.
Para Albino Coimbra Neto, Juiz Titular da 2a. Vara de Execução Penal de Campo Grande, essa é uma iniciativa de transformação de vida dos participantes. “Acreditamos no ser humano, independente do erro que ele cometeu. A vida de muitos aqui reflete a realidade do nosso país, diante de tantos desafios sociais. Aqui, mais de 70% dos internos não conseguiram finalizar o ensino fundamental. Esse projeto do Grupo Pereira vem tornar realidade o nosso sonho de transformar a vida dessas pessoas”, avalia.
Texto: Laura Holsback