OAB/MS participa de ações da Carreta da Justiça em Rochedo

Data:

Na última sexta-feira (14) o Poder Judiciário de MS iniciou os atendimentos da Carreta da Justiça na Comarca de Rochedo, distante 80 km da Capital. A ação está levando a justiça até o cidadão e faz parte do programa Judiciário em Movimento, que torna 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul sedes de comarcas. A cerimônia de início das atividades da Carreta da Justiça foi realizada no salão de eventos da Praça Central, onde a unidade móvel ficará estacionada até o dia 27.

O desembargador Marco José de Brito Rodrigues, Ouvidor Judiciário que representou o presidente do TJMS, des. João Maria Lós, destacou que Rochedo inaugura uma nova etapa na história do Judiciário. “Tenho o privilégio de dar início aos trabalhos da nossa Carreta da Justiça. Não se chegou a isso de um dia para outro: foi preciso muito investimento, desenvolvimento tecnológico e criatividade”.

O juiz Cezar Luiz Miozzo, diretor do Foro dos Juizados Especiais na Capital, foi designado para atuar nestas ações por já ter experiência titularizando a 8ª Vara do Juizado Especial – Justiça Itinerante em Campo Grande. Sobre a atuação da carreta, ele garantiu que é um desafio começar as ações nos municípios onde as pessoas até então precisavam se deslocar para utilizar os serviços da justiça.

Representando a OAB/MS, o advogado Gabriel Gallo Silva, afirmou que este é mais um projeto arrojado do Tribunal de Justiça de MS, que transformou Rochedo em comarca. “Toda a população agora poderá ter o Judiciário próximo e as pessoas poderão estar resguardadas pelo Poder Judiciário”. 

O promotor Eduardo de Araújo Pontes Guedes representou o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Passos, e apontou que a carreta é uma ferramenta importante de acesso à justiça, que busca atingir as pessoas que encontram mais dificuldade para salvaguardar seus direitos e interesses. “Essa carreta proporcionará a efetivação do acesso à justiça e isso é importante porque há de desafogar muitas demandas reprimidas e conflitos, buscando a pacificação nessas comunidades”, disse.

O defensor público Paulo Henrique Paixão falou em nome do Defensor Público Geral, Luciano Montali, destacando que na próxima semana novos defensores serão empossados, podendo um destes profissionais acompanhar os trabalhos na Carreta da Justiça. “É um prazer participar da iniciativa por saber que levará cidadania para as pessoas e elas conseguirão seus direitos na justiça”.

O prefeito de Rochedo, João Cordeiro, fez um discurso conciso e emocionado, não escondendo a satisfação em ser seu município o primeiro a receber a Carreta da Justiça. “Estou sem palavras para agradecer ao Poder Judiciário, que vai resolver os problemas dos mais carentes. Podem contar sempre com nosso apoio e sejam bem-vindos”.