OAB/MS participa do I Colégio Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos do Idoso
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, (OAB/MS), por meio da Comissão dos Idosos, das pessoas com deficiência e da acessibilidade (CODIPED), esteve em Teresina/Piauí para o I Colégio de Presidentes de Comissões dos direitos dos Idosos, cujo objetivo foi elaborar uma carta, e discutir ideias, projetos, propostas que visam defender os direitos da parcela mais madura da população.
A OAB/MS foi representada por Liliam Veronese, que considerou o evento um marco em defesa dos direitos das pessoas idosas “Foram discutidos projetos excelentes, com a expectativa e esperança de implementar essas ações afirmativas em Mato Grosso do Sul. A CODIPED está unida a outras instituições, e já estão previstas reuniões para colocar em prática o que foi proposto na carta” afirmou.
Na Carta, propostas que serão levadas ao Conselho Federal da OAB, como a alteração da nomenclatura da Comissão do Idoso para a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI); instituição em todas as Seccionais da referida CDPI; a criação de cursos pelas Escolas Nacionais de Advocacia com foco nos Direitos da Pessoa Idosa; e a efetiva implementação da Lei nº 10.741 de 1ª de Outubro de 2003 – Estatuto do Idoso e suas alterações, entre outras.
O evento foi organizado pela Presidente da Comissão de Defesa dos direitos dos idosos da OAB/PI, Jória Batista e contou com a participação da Presidente da Comissão Especial dos Direitos do Idoso do Conselho Federal da OAB, Glicia Salmeron, e com o Vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Dr. Bahij Amin Aur.
Leia AQUI a Carta produzida no evento