OAB/MS realiza entrega de carteiras a 13 novos advogados e um estagiário

Data:

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) fez nesta sexta-feira (26) a entrega da carteira funcional a 13 advogados e advogadas e um estagiário, no Plenário da instituição.

O Presidente Mansour Elias Karmouche começou a cerimônia com um pouco da história da OAB. “Nossa instituição foi concebida em 1843, era uma instituição secular e entrou em atividade no Brasil em 1930 como Ordem dos Advogados do Brasil. De lá para cá, nós enfrentamos talvez os períodos mais turbulentos da República Brasileira e nesses últimos dois anos e 10 meses talvez tenham sido os momentos mais difíceis da sociedade porque nós adotamos uma postura pró-sociedade”.

“A partir de hoje, vocês não só farão a defesa da sociedade, de seus clientes, mas também do próprio país. A sociedade vai cobrar muito de vocês, postura, respeito e acima de tudo condutas que os qualifique como advogados e advogadas. Nossa instituição é feita disso, de muito trabalho, de muitas lutas e enfrentamentos na defesa tanto da cidadania, quanto do Estado Democrático de Direito”, destacou.  

Mansour ressaltou sobre a importância das prerrogativas, peça fundamental para o contraditório e a ampla defesa. “Quando a gente sempre fala que a pessoa tem direito a uma defesa, ela tem que ser ampla porque a partir do momento que você tem o cerceamento dessa defesa, você quebra a espinha dorsal da nossa Constituição que garante a uma pessoa, sendo acusada do crime que for, desde o mais bárbaro ao mais simples, o direito de se defender com dignidade. Isso se chama Estado Democrático de Direito”.

O Presidente da OAB/MS concluiu seu discurso citando que os novos advogados agora são “mensageiros da nossa sociedade”. Ele explicou: “Temos que combater a violência, as ilegalidades, o crime, mas tudo dentro da lei. Vocês são os responsáveis a partir de hoje. Nós depositamos muita esperança em vocês. Nós depositamos toda nossa fé. Vocês terão uma responsabilidade perante a sociedade talvez jamais vista, jamais sonhada por vocês. As pessoas vão cobrar isso todos os dias de vocês”.

Ana Carolina dos Santos Benites foi quem prestou o compromisso com os demais advogados. Ele contou sobre a felicidade em receber a carteira e agora ser advogada. “Esse momento é a realização de um sonho. Foram cinco anos de graduação e estudar para passar no Exame da Ordem não é fácil, toma tempo e dedicação. Eu acredito que chegar aqui é uma grande vitória e um sentimento de que posso conseguir mais”.

O momento também foi de alegria para a nova advogada Poliana Ribeiro de Araújo. “Desde que entrei na faculdade comecei a me preparar para o Exame de Ordem, o momento mais esperado do curso. Agradeço o apoio que recebi da minha damília, amigos, do Professor Marcos Pollon, todos me ajudaram e no final do curso passei no Exame. É uma realização imensa”, diz Poliana.

Participaram da ocasião os Conselheiros Heitor Miranda, Marcos Pollon, Marcela Araújo e Cerilo Casanta Calegaro.