OAB/MS realizará 2° Fórum Permanente de Segurança, Inteligência e Defesa de Mato Grosso do Sul
A Comissão de Segurança Pública (CSP) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), vai promover o II Fórum de Segurança, Inteligência e Defesa de Mato Grosso do Sul para debater a situação das fronteiras no dia 22 de agosto.
O objetivo da Comissão, presidida pela Procuradora do Estado e Presidente da Comissão da OAB/MS, Claudia Paniago “é debater assuntos de interesse da segurança pública do Estado, não apenas a segurança em si, mas contrabando, descaminho, geração de emprego e renda. Por isso, o Fórum terá como vertentes principais norteadores a Inteligência e o Desenvolvimento, eixos para possível solução do problema. Nosso intuito é trazer todos para discutir, fazer essa integração entre as forças de segurança, sociedade civil e entidades da área, para assim construirmos juntos soluções para o problema da segurança pública em Mato Grosso do Sul”.
De acordo com o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, o Fórum vai promover “o debate sobre a segurança em um Estado com uma fronteira extensa que faz divisa com Paraguai e Bolívia, que convive diariamente com o problema de tráfico de drogas, contrabando e movimento de facções criminosas que controlam aquela região”.
Outro ponto de debate levantado por Mansour se refere ao sistema carcerário. “Mato Grosso do Sul recebe detentos de várias regiões do país, e quem paga a conta somos nós. Na verdade vivemos em um Estado que é porta de entrada para tráfico de drogas e armas que abastecem o crime organizado de todo o país. Temos presos de todo o país em nossos presídios. Nós temos um problema que não é apenas de Mato Grosso do Sul, mas de todos, de competência do Governo Federal e precisamos encontrar juntos, soluções imediatas para a segurança pública”.
O Fórum também trará ao debate a criação de um Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública, para discutir e coordenar trabalhos voltados à segurança pública na fronteira.
O Fórum, organizado pela Comissão e Associação Comercial de Campo Grande (ACICG), contará com a presença do Governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja e do Diretor Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF) de Portugal, Inspetor Carlos Matos Moreira.