OAB/MS recebe relatório da Fundação Manoel de Barros com perfil do terceiro setor

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu nesta manhã (06) a visita do Diretor da Fundação Manoel de Barros, Marcos Henrique Marques, que apresentou ao Presidente da Instituição, Mansour Elias Karmouche, o relatório do projeto "Terceiro Setor em Ação", que traçou um perfil das Instituições Sociais de Campo Grande.
O projeto, inédito em Mato Grosso do Sul, foi realizado pelo período de dois anos em parceria com o Curso de Serviço Social da UNIDERP, cujos alunos realizaram visitas e aplicaram um questionário nas instituições. Tendo como base os pilares da responsabilidade social e sustentabilidade, o "Terceiro Setor em Ação" teve seu início no segundo semestre de 2015 e sua conclusão no primeiro semestre de 2017, e contou com 77 acadêmicos que foram capacitados sistematicamente pela FMB. Foram entrevistadas cento e sete instituições ao todo.
Segundo Marcos, agora o relatório será encaminhado para entidades que promovam justiça social, com o objetivo de fornecer subsídios informativos para os gestores públicos e privados, para a elaboração de planejamentos, planos de ações, proposta de consultorias, assessorias e capacitações estratégicas, estimulando o desenvolvimento de políticas para sustentabilidade das instituições sociais.
“Este é um trabalho inédito, e nosso objetivo não foi fazer uma análise do terceiro setor neste primeiro momento, e sim compilar e entregar informações para o gestor público ou privado, para que este possa a partir disso criar planejamento e planos de ações para melhoria da instituição social dele, ou propor melhoria para todo o setor, o que vai refletir na sociedade”, explicou Marcos.
Segundo Mansour, iniciativas como essa são de suma importância na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. “A OAB tem uma dúplice função, corporativa e institucional. Ao mesmo tempo em que defende as prerrogativas dos advogados, desempenha um papel social e de defender o Estado democrático de Direito e os interesses da sociedade brasileira. Este é um trabalho que merece ser amplamente divulgado para que as instituições possam eventualmente desenvolver políticas públicas que auxiliem o terceiro setor e que melhorem a vida de todos”, comentou Mansour.
A Fundação Manoel de Barros é uma instituição voltada também para o meio ambiente e desenvolvimento científico e tecnológico de todos os segmentos da sociedade brasileira, em especial do Estado de Mato Grosso do Sul e da Região do Pantanal, e atua por intermédio de parcerias, fundamentados nas necessidades da comunidade e no respeito à sua cultura.
Clique AQUI para acessar o relatório.