OAB/MS vai debater piso salarial de advogados

Data:

OAB/MS vai debater piso salarial de advogados A Comissão de Fiscalização de Honorários Advocatícios da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), a fim de evitar o aviltamento dos salários pagos aos advogados, quer debater o piso salarial da categoria. Para isso, enviará um requerimento ao Conselho Estadual da Seccional do Estado solicitando a fixação de valores mínimos a serem pagos aos advogados contratados.

De acordo com presidente da Comissão, Coraldino Sanches Filho, “existem inúmeros advogados, sobretudo recém formados, recebendo valores irrisórios e incompatíveis com a dignidade da profissão, fato com o qual a OAB/MS não pode e não deve consentir. Alguns profissionais ganham entre 800,00 e 900,00 reais, pouco mais de um salário mínimo, valores que não apenas desestimulam os causídicos, como também impedem que tais advogados se aperfeiçoem em cursos de extensão e pós graduação, além, é claro, de dificultar a própria sobrevivência”, afirma.

Como critério para a fixação do piso, a Comissão sugere que o Conselho Estadual observe a renda per capita do Estado juntamente com o piso salarial existente em outros Estados com perfis socioeconômicos semelhantes a MS.