Notícias

OAB vai à Escola ajudará na prevenção da violência, afirma prefeito da Capital

Data:

Campo Grande – “Programas como o OAB vai à Escola podem ajudar, e muito, para reduzir os índices de violência em nossa Capital pois vai tratar de temas importantes sobre direitos e deveres essenciais à integração da cidadania e que contribuirão bastante para a formação do caráter dos alunos”. A afirmação foi feita hoje (5) pelo prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), durante o ato de lançamento do Programa OAB vai à Escola no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul. Em parceria com a Prefeitura, a OAB/MS levará, através do programa, 100 advogados em visitas às 87 escolas da Rede Municipal de Ensino para fazer palestras sobre temas de interesse da população.

O programa OAB vai à Escola é uma das ações práticas do Movimento MS Contra a Violência já que a ignorância dos direitos e deveres, dos princípios de cidadania, é uma das causas da violência, afirmou o presidente da OAB/MS, Fábio Trad, citando o movimento encabeçado pela Ordem em Mato Grosso do Sul que defende a implantação de uma política pública de segurança eficaz no estado. Temas como aborto, reforma agrária, desemprego e a própria violência, entre outros, serão abordados pelos advogados nas visitas às comunidades. No segundo semestre deste ano, informou Fábio Trad, o programa atingirá todas as escolas municipais de Campo Grande. No ano que vem será estendido ao interior através de todas as escolas da rede estadual, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, com atuação dos advogados das subseções da OAB/MS nas 30 regiões pólo do estado.

Para o prefeito, o programa OAB vai à Escola vai agregar um valor fundamental à política de qualidade na educação que está sendo implantada nas escolas públicas da Rede Municipal de Campo Grande. “Hoje temos a menor taxa de evasão escolar de todos os tempos. Os alunos estão sendo atraídos e estimulados nas salas de aula”, afirmou Nelson Trad Filho, citando a distribuição de “kits” escolares com uniforme para todos os estudantes, reforma e dotação de estrutura nos prédios das escolas, informatização e uma política voltada para a valorização dos profissionais de educação. “Hoje 100% dos professores da Reme têm curso superior e mais da metade possui curso de pós-graduação”, informou.

O prefeito também citou o programa Escola Viva que abre escolas da Reme para uso da comunidade em fins-de-semana. Implantado inicialmente em duas escolas, o programa, afirmou, reduziu índices de violência nos bairros atingidos conforme levantamento da Polícia Militar e por isso foi estendido para 40 das 87 escolas municipais. “Agora, com o programa OAB vai à Escola, acreditamos que esses índices sejam reduzidos ainda mais”, prevê Nelson Trad Filho.