Palestra marca Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Palestra sobre respeito à acessibilidade, realizada neste 21 de setembro, marcou o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data celebra os avanços já ocorridos na sociedade e lembra dos direitos que ainda precisam ser conquistados.
O evento “Acessibilidade e responsabilidade de todos no fortalecimento da dignidade humana” foi realizado virtualmente pela Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).
Ao realizar a abertura do debate, a Secretária-Geral Adjunta da Seccional Eclair Nantes citou que o dia se consolida como oportunidade para reflexão da importância da inclusão social. “A OAB/MS teve como marco nessa luta a criação da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência que, constantemente, trava batalhas na busca pela implementação e fiscalização, além de realizar palestras visando estimular atenção ao assunto”, destacou.
Em seguida, fez uso da palavra a mediadora do evento e Presidente da Comissão Rita de Cássia Luz. “Os nossos desafios e avanços dependem de cada um de nós. Precisamos não apenas da acessibilidade arquitetônica como da atitudinal e mais empatia entre todos”, frisou.
A palestra contou com renomadas pessoas ligadas ao assunto, demonstra a força e união em prol da luta pelos direitos dessas pessoas. Participaram: o Presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Joelson Dias, Diretor de Políticas Educacional e Linguística Adriano de Oliveira Gianotto, Engenheiro Civil Jary de Carvalho Castro, a pesquisadora Maria Tânia Soares Torres, a Coaching Mônica Luz e a Assessora Jurídica da Associação dos Deficientes Visuais de MS Tânia Regina Noronha Cunha.
Clique aqui e assista a live.
Texto: Laura Holsback