Pioneira em MS, 6ª Subseção lança projeto “OAB Por Elas - Em defesa das vítimas de violência doméstica”

Data:

Pioneira em Mato Grosso do Sul, a 6ª Subseção Paranaíba lançou nesta terça-feira (18) o projeto “OAB Por Elas – Em defesa das vítimas de violência doméstica”, cuja proposta é prestar auxílio jurídico e amparo às mulheres no momento de fragilidade pela qual passaram e, com isso, proporcioná-las segurança para seguir a vida. Participou da solenidade representando a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), a Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes.

“É um orgulho voltar a Paranaíba, cidade onde homens e mulheres trabalham em um esforço global contra a violência doméstica, unidos, por uma sociedade justa, fraterna e solidária. Essa elaboração de ações beneficiam não só as mulheres, mas as famílias paranaibenses. Vivemos uma epidemia. Por isso, é de extrema importância seu enfrentamento, que depende variáveis como acesso à justiça e consolidação da cidadania. Essa ideia que oferece amparo, assistência jurídica às mulheres vítimas, chega em ótimo momento e certamente reduzirá os impactos dos conflitos familiares”, disse Eclair, elogiando o trabalho dos advogados, delegada e demais diretores da OAB/MS e Subseção.

O Presidente da Subseção, Tiago do Amaral Laurencio Munholi, explica que o projeto foi iniciado em Formosa, no estado de Goiás, e trazido ao MS devido ao cuidado e empenho com as causas sociais da cidade. “A OAB em conjunto com seus advogados subscritos buscam sempre nessas ações a luta pelos direitos da sociedade. Por isso, quando fomos apresentado ao projeto piloto iniciado pela OAB de Formosa, abraçamos a ideia e, assim, trouxemos para a nossa cidade. Em um futuro breve, gostaríamos de estender para todo nosso estado”, destacou.

O projeto “OAB Por Elas – Em defesa das vítimas de violência doméstica” é realizado em parceria com a Delegacia da Mulher (DAM) de Paranaíba, onde advogados prestarão orientações, voluntariamente. O Conselheiro Estadual Marcos Ferraz destaca que a “OAB/MS vem somando força com a delegacia e prestando assistência jurídica às mulheres vítimas de violência. Vamos prestar a assistência necessária”, citou.

A Advogada da Subseção, Daniela Peres Carósio, ressalta que a falta de informação jurídica é tão prejudicial quanto a agressão. “Muitas mulheres têm se mantido em relações abusivas pela falta de conhecimento dos direitos, por não saberem se sairão do relacionamento com bens, filhos. O nosso objetivo é esclarecer dúvidas. Todas aquelas mulheres que se sentirem de alguma forma violentada, podem nos procurar que daremos o suporte e encaminhamento necessários”, destacou.

O serviço de orientações, oferecido gratuitamente às vítimas começam na próxima semana, na Delegacia da Mulher, que está localizada na Rua Rui Barbosa, 1680, Jardim Brasília.