Notícias

Plenário do TED ganha nome em homenagem a Doutor Ladislau Ramos

Data:

Uma justa homenagem a quem tanto contribuiu para a advocacia sul-mato-grossense. O plenário do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) recebeu, na manhã desta quinta-feira (15), o nome do “Doutor Ladislau Ramos”.

Ladislau Ramos, que faleceu no dia 28 de junho, aos 82 anos, teve uma carreira exemplar, tendo sido Presidente do TED da OAB/MS por três mandatos e Corregedor, exercia nesta gestão o terceiro mandato. Nascido em Cáceres/MT, ele tinha no direito e, principalmente, na ética sua paixão. A carteira OAB/MS, originalmente 1550, era motivo de orgulho, 54 anos de advocacia. Já foi agraciado com a Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e com a Medalha Heitor Medeiros.

À frente da solenidade o Presidente da OAB/MS Bitto Pereira, acompanhado da Vice-Presidente Camila Bastos, Secretária-Adjunta Janine Delgado, membro honorário vitalício e Conselheiro Federal Mansour Elias Karmouche, Vice-Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados Marta do Carmo Taques, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Amaury Rodrigues Pinto Junior; Juíza Federal Titular do TRT 24 Região Izabella de Castro Ramos, Presidente do TED Ruy Luiz Falcão Novaes; Corregedor-Geral Vicente Azuaga; Presidente da APREMS Norton Riffel Camatte; Presidente da Amatra Priscila Mirault e o Procurador-Geral Adjunto do Estado Marcio Arruda.

O Presidente do TED Ruy Falcão Novaes, emocionado, agradeceu toda a dedicação de Ladislau Ramos com o Tribunal de Ética. “Falar do Doutor Ladislau é fácil e ao mesmo tempo extremamente difícil. Tive a oportunidade de conviver desde a sua primeira vez como Presidente do TED. Fiquei extremamente orgulhoso ao saber do nome do nosso Tribunal de Ética. É difícil falar sem se emocionar de um grande homem, marido e pai de família. Um homem muito querido por todos, desde os mais jovens advogados aos mais experientes”.

A emoção tomou conta da solenidade quando a filha de Ladislau, Izabella de Castro Ramos, ao lado da irmã advogada e professora Luciana de Castro Ramos, lembrou de toda a trajetória do pai, sua paixão pela advocacia e pela ética profissional. “A alegria e gratidão que sentimos pela memória do nosso pai são imensas. Todos que puderam desfrutar do convívio com meu pai sabem que a OAB sempre foi a sua segunda morada. Intransigente defensor das prerrogativas da advocacia, Doutor Ladislau amou essa missão até seu último suspiro. Um homem que sonhou e realizou. Ele dizia: “o advogado pode mudar o mundo” e ele mudou. Ele sempre nos inspirou e, com orgulho, posso dizer que ele foi um líder de seu tempo, um grande patriota e um pai amoroso. Nosso agradecimento pela celebração da memória de meu pai eternizada nesta solenidade de inauguração do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB “Ladislau Ramos”. Tenho a esperança que a vida do meu pai possa inspirar a todos que passarem pelos pórticos deste Tribunal, e que as futuras gerações saibam que aqui pulsou um coração apaixonado pela advocacia, porque como ele mesmo dizia meu coração pertence à advocacia”.

Ao encerrar a solenidade, o Presidente Bitto Pereira também relembrou da paixão de Ladislau com a advocacia. “Esse exato local onde estamos é palco de bate-papo dos membros do Tribunal de Ética e foi onde tive a última conversa com o Doutor Ladislau. Era uma quarta-feira, e junto de Vicente Azuaga, nossas conversas iam além da advocacia. O trabalho do Tribunal de Ética é diuturno, complexo, perene e muitas vezes incompreendido. Ninguém ocupa a Presidência do TED por três vezes, a Corregedoria por três vezes, sem o respeito e a admiração de seus pares. Doutor Ladislau demonstrava a todos uma paixão genuína pela advocacia. E é essa paixão que nos une. Se alguém que materializa essa paixão é o Doutor Ladislau Ramos e essa é uma merecida homenagem”.

 

 

 

Texto: Catarine Moscato / Fotos: Gerson Walber