Presidente da OAB/MS abre 1º Webinar "Ressignificando a advocacia com inovação e tecnologia" 

Data:

Começou nesta quarta-feira (11) o 1º Webinar “Ressignificando a advocacia com inovação e tecnologia”. O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche fez a abertura do evento, destacando a importância das novas tecnologias e a imprescindibilidade na profissão. 

Participaram também da mesa de abertura a Coordenadora do Laboratório de Inovação e Tecnologia Jurídica (Litech) Dayane Nascimento Lupoli, a Presidente da Comissão de Estudo e Acompanhamento da Lei Geral de Proteção dos Dados e Segurança da informação Giuliana Gattass, o Presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia Jurídica Bruno Peixoto Lupoli, o Presidente da Comissão de Direito Digital e Startup Luiz Fernando Espíndola Bino, a Presidente da Comissão de Direito Eletrônico Silvia Ibanez Martins, o Diretor-Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS) Márcio de Araújo Pereira e o Juiz Federal e Secretário-Geral do CNJ Valter Shuenquener de Araújo. 

Mansour Karmouche começou seu discurso p  arabenizando os organizadores e comentando sobre o Dia da Advocacia. “Gostaria de agradecer aqueles que organizaram, idealizaram e agora realizam esse Webinar, de extrema importância em um período de pandemia. Dentre todas essas carreiras na justiça, a advocacia talvez seja a maior, com 1 milhão e 200 mil profissionais no país. É o início e o fim de todas as carreiras. Infelizmente, a gente não conseguiu nesse Dia da Advocacia fazer um evento presencial, apesar de Campo Grande ser uma cidade que já vacinou mais de 50% da sua população, mas ainda preferimos manter os eventos online, porque a pandemia ainda não acabou. Estamos avançando para sair dessa pandemia. Minha gratidão a todos vocês das Comissões da área por esse evento, que tenho certeza que será de sucesso e entrará para a história”.

Ele pontuou que a OAB/MS e os Tribunais estão avançados na digitalização. “Em Mato Grosso do Sul, tanto a Justiça Federal como Estadual, está quase completando a digitalização do acervo dos processos. A Justiça Trabalhista já é 100% digital. A OAB/MS também está quase toda digital, protocolo, cadastro, entre outros. É um caminho irreversível. Sem estudos e conhecimentos sobre a tecnologia não iremos avançar”. 

A Coordenadora do Litech Dayane Nascimento Lupoli, estendeu os parabéns aos colegas advogados e advogadas pelo dia e explicou um pouco do trabalho do Laboratório. “Nosso Litech tem formato living lab, é um laboratório vivo, formado por pessoas, poder público e privado. Inovação e tecnologia andam juntos. Nosso laboratório oferece mentorias para os advogados desenvolverem projetos na área de tecnologia ou aperfeiçoamento profissional. Nem toda inovação é alcançada pelo direito, mas o direito alcança todo o ato lícito. Nos angrenade muito colaborar de maneira ativa”. 

O Diretor-Presidente da FUNDECT/MS Márcio de Araújo Pereira cumprimentou a todos pela data e enalteceu a profissão e sua ligação com a inovação. “Eu valorizo muito a profissão, por trazer essa luz do direito e da legalidade. Não há como pensar em tecnologia sem trazer a OAB nessa evolução da tecnologia, antecipada até pela pandemia e seu contexto. A Seccional sai à frente pela tecnologia e todo o conjunto de fatores voltados à inovação, fundamental à evolução de Mato Grosso do Sul”. 

Em nome das Comissões, a Presidente de Estudo e Acompanhamento da Lei Geral de Proteção dos Dados e Segurança da Informação Giuliana Gattass agradeceu os esforços em prol do evento. “Tenho grande honra de estar à frente de uma Comissão tão importante. É um orgulho nacional termos o Litech, o primeiro neste formato no país dentro de uma OAB. Agradeço a parceria da Fundect, incentivando a tecnologia e a inovação, as Comissões e a todos que fizeram a inscrição. Espero que seja o primeiro de muitos e um excelente evento”. 

O Presidente Mansour Karmouche presidiu o primeiro painel, que contou com palestra do Juiz Federal e Secretário-Geral do CNJ Valter Shuenquener de Araújo sobre “Inovações disruptivas no Processo Judicial”. 

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber