Presidente da OAB/MS e Comissão de Direito Previdenciário se reúnem com Juiz Federal Clorisvaldo dos Santos

Data:

Na tarde desta terça-feira (09), o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche e a Comissão de Direito Previdenciário estiveram reunidos com o Juiz Federal Clorisvaldo Rodrigues dos Santos, no Juizado Especial Federal.

Participaram da reunião o Presidente da Comissão, Marcos de Castro, a Vice-Presidente da Comissão Luciene Silva de Oliveira Shimabukuro, a Secretária Penélope Sara Caixeta Del Pino e a Diretora de Secretaria do Juizado, Janaína Cristina Teixeira Gomes.

De acordo com o Presidente da Comissão, Marcos de Castro, o objetivo da reunião foi aproximar a OAB/MS do Juizado. “Nos colocamos à disposição do Juizado para apoiar no que for necessário para melhorar o andamento processual. É compreensível pela advocacia, todos entendem a morosidade, segundo pesquisa, mas mesmo assim queremos trabalhar para ajudar a classe e população”, explicou se referindo a Pesquisa feita pela Comissão com advogados da área, que demonstrou o entendimento da falta de recursos humanos e financeiros.

Na ocasião, segundo Marcos de Castro, foi levantada a necessidade de ofício a Coordenadoria do Juizado Federal “para que melhore o sistema do Juizado e para que o próprio Juizado possa implementar o benefício após a decisão/sentença, acelerando e melhorando a implantação de benefícios”.

O Juiz Federal Clorisvaldo Rodrigues dos Santos explicou sobre o cenário do Juizado. “Nossa demanda é superior à força de trabalho e nós temos envidado esforços com a finalidade de prestar uma jurisdição mais célere e satisfatória, mas não temos conseguido devido à falta de suporte humano. Estamos com vários servidores redistribuídos a turmas recursais”.

Clorisvaldo agradeceu a visita e enalteceu a união entre as instituições. “Entendo que essa integração entre instituições é de grande valia, porque existem muitas arestas e pontos que devem ser alinhados. Conversas como essa colocam a gente em condições de acertar essas situações. Trabalhar em conjunto é conveniente para ambos os lados e é muito valorosa a participação da OAB/MS”.

O Presidente Mansour Elias Karmouche agradeceu a recepção e se colocou à disposição do Juizado Especial Federal. “A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul está de portas-abertas para esse assunto, de interesse de todos. Nós precisamos trabalhar em conjunto em prol da advocacia e da sociedade”.