Presidente do TED destaca agilidade em processos e punição a maus profissionais

Data:

Para que os advogados tenham o maior respeito frente à sociedade, o mais importante na advocacia é a confiança entre o cliente e o advogado. Pensando nisso, a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Marta do Carmo Taques, demonstrou o empenho que o Tribunal tem em dar maior agilidade na tramitação de processos ético-disciplinares.

“Nossa responsabilidade é mostrar que a OAB toma as providências necessárias quando há uma infrigência ao Código de Ética e Disciplina, dando uma resposta à sociedade e ao Poder Judiciário, assim como para os colegas e clientes dos advogados. O Tribunal tem trabalhado incessantemente para punir advogados que denigrem a imagem da classe”, pontuou a presidente.

Após a edição da Resolução n. 11/2016, que criou prioridade na tramitação de alguns processos específicos, a produtividade do Conselho Seccional, das Câmaras Seccionais e do TED teve um aumento significativo.

Em 2016 foram suspensos 148 advogados, de acordo com Marta Taques. Já em 2017, até o momento, 47 profissionais. Ao todo, foram julgados 5.149 processos nos âmbitos do TED e Conselho Seccional.

Segundo a presidente, os “maus” advogados são aqueles que infringem o Código de Ética e Disciplina, que não prestam contas a seus clientes, que abusam da publicidade, não pagam suas anuidades, dentre outras questões mais graves. “Temos aplicado punições que vão desde advertência, censura à exclusão destes maus profissionais”, ressaltou.

Ela lembrou ainda que, desde o ano passado, quando o Novo Código de Ética e Disciplina entrou em vigência, em toda sessão plenária do TED, o assunto é repercutido com convidados. “Por isso nosso objetivo é trazer profissionais para debater assuntos de atualização do novo Código”, finalizou.