Presidente do Tribunal Regional do Trabalho participa da reunião do Conselho Se
O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul, presidido por Fábio Trad, encontra-se reunido nesta sexta-feira (29/06) no plenário da sede da OAB-MS, em Campo Grande, em mais uma sessão ordinária mensal. O encontro começou às 9 h, desta vez com a presença do desembargador federal e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (Mato Grosso do Sul), Amaury Rodrigues Pinto Júnior, convidado especial.
Além de Fábio Trad, dirigem os trabalhos a vice-presidente da Seccional, Kátia Cardoso; o secretário-geral, Ary Raghiant Neto; a secretária-geral adjunta, Sílvia Regina Nascimento; e a diretora tesoureira, Leny Ourives. Também participa do encontro o conselheiro federal eleito por MS e presidente em exercício da OAB Nacional, Vladimir Rossi Lourenço.
Conforme decisão do próprio colegiado, para cada uma de suas reuniões ordinárias tem sido convidada uma autoridade para apresentar palestra. Na sessão de hoje, o convidado é o presidente do TRT-MS, que fala aos conselheiros seccionais sobre a sua atuação frente à Corte Trabalhista. Na última reunião do colegiado, no mês de maio, esteve presente o desembargador federal Luís Paulo Cotrim Guimarães. Em abril, os convidados foram o senador Valter Pereira e o deputado federal Nelson Trad, e em março o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador João Carlos Brandes Garcia.
Em sua exposição, o desembargador Amaury Rodrigues falou sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas frente ao Tribunal Regional do Trabalho, onde há uma preocupação constante de oferecer uma prestação jurisdicional de maior qualidade, o que passa, principalmente, por uma redução cada vez mais acentuada do tempo de julgamento das reclamações trabalhistas, em nível de varas do trabalho, e dos recursos junto ao TRT.
Ele também destacou a meta de aumentar o número de juízes, de forma que até em agosto, seja possível lotar pelo menos dois magistrados em cada uma das varas trabalhistas. Após sua exposição, o presidente respondeu perguntas dos conselheiros seccionais.
Na pauta do Conselho Seccional está prevista para hoje a realização de três desagravos e apreciação de três processos administrativos – regulamentação do sistema de audiências por vídeo-conferência, suprimento de caixa e criação de grupo ecumênico religioso. Também serão julgados recursos contra decisões do Tribunal de Ética e Disciplina (TED).