Presidente Mansour Karmouche participa da posse da nova Diretoria AJUFEMS

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche participou, nesta sexta-feira (26), da cerimônia virtual de posse dos membros da Diretoria da Associação dos Juízes Federais do Estado (AJUFEMS), eleitos para o biênio 2021/2023.
Assume como Presidente da Casa Felipe Bittencourt Potrich, Diretora da Escola Raquel Domingues do Amaral, Conselheiro Fiscal Renato Toniasso, Vice-Presidente Ney Gustavo Paes de Andrade, Diretor-Financeiro Pedro Pereira dos Santos e Conselheiro Fiscal Bruno César da Cunha Teixeira.
Mansour Karmouche começou seu discurso lembrando do cenário de milhares de mortes no país em decorrência da Covid-19. “Não poderíamos deixar de nos pronunciar, num evento de tamanha relevância, sobre essa imensa catástrofe que vem se abatendo sobre o Brasil: suplantamos a marca de mais de 300 mil mortos pela pandemia, que estão sendo velados num cortejo de tristeza, desespero, ausência de direção, constituindo-se talvez na maior tragédia humana da história, fato este que fincará marcas por décadas e, talvez, séculos. Todos os dias perdemos alguém de nossa família, de nossas relações pessoais ou profissionais. Todos os dias lamentamos as decisões que deveriam ser tomadas há um ano e não foram. Temos a narrativa das negligências, dos equívocos e dos enganos. A pandemia está fazendo emergir o melhor e o pior de cada um. Por isso, é fundamental corrigir rumo e valorizar as boas decisões e punir os erros com a severidade que eles merecem”.
O Presidente da OAB/MS destacou a importância da união de esforços entre instituições para o enfrentamento à pandemia e suas consequências. “Proponho aqui a formalização de um pacto entre todas as entidades que representam os vários segmentos do judiciário brasileiro para encontrar soluções que deem a maior agilidade possível ao processo de vacinação, não permitindo a politização do tema, combatendo as fake news, os negacionismos oportunistas e as mentiras sistemáticas. Acredito que nosso papel histórico é atravessarmos juntos, de mãos dadas, o rio revolto, para chegarmos do outro lado sãos e salvos, homenageando aqueles que ficaram reservando a eles um lugar de honra em nossas memórias. Aproveito para clamar à nova Diretoria da AJUFEMS que lutemos de mãos dadas para superar esta imensa crise e transformar o Brasil num País que sempre sonhamos. Sem convergência de valores, sem entendimentos desinteressados, sem grandeza, não chegaremos a lugar algum”, concluiu.
A Presidente da AJUFEMS gestão 2018/2020 Monique Marchiolli Leite parabenizou o colega empossado e destacou alguns dos pontos positivos da sua gestão. “Durante esse período difícil enfrentamos mudanças nas rotinas e nas atividades. Da noite para o dia adaptamos e ainda estamos aprendendo a lidar com tudo isso. Tínhamos uma demanda de lotação de juízes no interior, desde a 1ª gestão da AJUFEMS que sempre pontuou o déficit e hoje contamos com um juiz substituto em todas as Varas das Subseções, exceto Coxim. Contamos com o apoio da OAB/MS para aproximação com a comunidade, realizamos o 1° curso de Direito Previdenciário prático, que resultou num saldo muito positivo. Quanto a melhoria do atendimento jurisdicional, temos constantemente buscado a ampliação do Juizado Especial, bem como lidado com a racionalização de recursos com a necessidade de melhorar a estrutura da prestação jurisdicional”.
O novo Presidente Felipe Bittencourt Potrich agradeceu aos colegas pela confiança depositada e frisou a necessidade de união das instituições. “Espero desempenhar a contento essa missão que me foi dada. A Justiça Federal lida hoje com diversos temas, a posição estratégica do Estado, um corredor de drogas e armas, conflitos agrários, dentre outros que sobrecarregam alguns Juizados, como é o caso dos Juizados de Campo Grande e Três Lagoas. O Juizado Especial de Campo Grande foi, em 2019, o Juizado mais demandado de toda 3ª Região, cerca de 900 processos ao mês, apesar dos esforços dos juízes e servidores, assim como Três Lagoas que recebeu 2.700 processos/mês. Por isso, demanda atenção e a importância da união e apoio de todos em prol da nossa Justiça Federal”.
Participaram da posse também a Vice-Presidente do TRF3 Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida; o Diretor do Foro da Seção Judiciária de MS Juiz Federal Ricardo Damasceno de Almeida; o Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil Juiz Federal Eduardo André Brandão; Presidente da Associação dos Juízes Federais de SP e MS Juiz Federal Otávio Henrique Martins Port; a Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 24 Região Priscila Rocha Margarido Mirault; e a Presidente do SINDIJUFE/MS Márcia Valéria Ribas Pissurno.
Texto: Catarine Sturza e Laura Holsback