Presidente Mansour prestigia posse da Defensora Pública-Geral de MS Patrícia Cozzolino
O Presidente Mansour Elias Karmouche participou nesta quinta-feira (10) da cerimônia de posse da Defensora Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira para o biênio 2021/2023, realizada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Deixa o comando da Casa o Doutor Fábio Rogério Rombi.
Ao discursar, Mansour destacou que a Ordem está feliz em ter Doutora Patrícia no comando da Defensoria Pública do nosso Estado pela sua competência, honestidade e capacidade intelectual para lidar com os mais amplos campos do direito.
O Presidente da OAB/MS parabenizou outros Defensores que já estiveram no cargo. “Tenho a certeza de que honrará esta gestão assim como seus antecessores, assim como meu estimado amigo Fábio Rogério Rombi, com quem tive o prazer de partilhar essa administração. Foram dois anos muito bons, principalmente porque conseguimos aparar diversas arestas entre a advocacia e a Defensoria Pública. E os seus outros antecessores também assim fizeram”.
Mansour Karmouche falou também do momento peculiar e complexo que Mato Grosso do Sul enfrenta com a Pandemia do Coronavírus. “Tempo gerador de angústias, incertezas e paradoxos. Hoje estamos lutando para enfrentar uma realidade impensável, com uma doença que ainda não entendemos completamente. Vivemos repletos de dúvidas em meio a um cipoal de opiniões contraditórias, que, em vez de nos tranquilizar, causam mais medo e mais dúvidas. Estamos vivendo crises simultâneas. Crise política e econômica, de valores éticos e morais, do Estado Democrático Direito, crise do pensamento”.
O Presidente citou que apesar das dificuldades, há sinais de esperança. “Estamos revendo conceitos, balizando valores e estamos em busca de luzes no final do túnel que fortaleçam nossa democracia, garantindo que não haja retrocessos nem enfraquecimento dos laços que nos unem como Nação livre e próspera. Atualmente, estamos vendo que, passada a pandemia, nossa economia terá grande impulso, criando um ambiente inédito de crescimento e desenvolvimento. Será uma oportunidade única para caminharmos no sentido da superação do nosso mais grave e histórico problema: a desigualdade sociai”.
Segundo ele, neste aspecto, o trabalho e a ação da Defensoria Pública serão fundamentais. Os serviços de assistência jurisdicional para as camadas mais desprotegidas da sociedade darão relevância não somente à promoção de justiça social, mas principalmente ao aprofundamento das políticas de direitos humanos nos seus mais amplos aspectos.
“A família OAB acredita que a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, sob o comando da valorosa colega Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, fará a diferença nestes tempos estranhos, imprimindo sua marca na gestão de forma a deixar um legado de amor às leis e ao Direito, não permitindo que os mais fracos fiquem desamparados, que a maldade sobreponha a virtude e que o poder cego e indiferente seja obrigado a olhar para aqueles que precisam de apenas uma oportunidade para se colocar de pé como ser humano”.
O Presidente aproveitou a oportunidade para externar aos advogados da Defensoria Pública que a OAB/MS é parceira de luta, estando sempre com as portas abertas para debater as propostas e ideias que melhorem o sistema de justiça de nosso Estado. “Somente com diálogo e transparência garantiremos o aprimoramento institucional necessário para crescer e dar seguimento ao nosso propósito de tornar nosso Estado a unidade federativa com a melhor qualidade de vida do País”.
Defensora Pública-Geral empossada
Em seu discurso, a nova Defensora-Geral Patrícia Cozzolino agradeceu a administração superior, a qual integrou como primeira Subdefensora-Geral, aos familiares, amigos e a todos que estiveram envolvidos em sua trajetória até ocupar o posto mais alto da instituição.
“Agradeço também a todos os assistidos da Defensoria Pública de MS que atendi pessoalmente nestes 23 anos de trabalho. Em especial às pessoas em situação de cárcere que me ensinaram que somos todos seres humanos imperfeitos e sofremos pela nossa própria imperfeição. Agradeço às pessoas com deficiência que me ensinaram que o amor não depende do intelecto. Agradeço às pessoas em situação de hipervulnerabilidade social por me ensinarem que a verdadeira miséria está na alma e não no bolso”.
Doutor Fábio Rogério Rombi que deixa o comando observou trecho do pronunciamento do Presidente Mansour e confirmou que o trabalho entre as instituições fez história. “Por duas vezes assinamos petições em conjunto: Defensoria e OAB/MS, lado a lado, defendendo em um momento importante aquilo que entendemos ser melhor para a sociedade sul-mato-grossense. Estivemos na defesa de atos que o Estado havia praticado no enfrentamento à pandemia e estavam sendo judicialmente questionados. Unimos nossas forças e nos habilitando no processo em prol dos cidadãos”.
Sobre a sua sucessora, Rombi destacou: “hoje você chega ao cargo de Defensora Pública-Geral de MS por conta da sua trajetória nesses 23 anos de atuação, face ao reconhecimento a você que soube cativar em um governador a confiança dele, homem experiente que é. Pois você reúne todas as qualidades, perfil e condições para melhor conduzir os rumos da Defensoria Pública neste mar tão revolto que ainda vivemos. Vá, nos conduza ao porto seguro que almejamos chegar”, concluiu.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber