Bonito – A descentralização administrativa foi o principal tema da manhã de hoje (18/05), segundo dia de reunião do XXXVIII Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-MS, que acontece no Centro de Convenções de Bonito. O assunto foi colocado em debate a partir da palestra de Marcos da Costa, diretor tesoureiro da Seccional de São Paulo e que participa do encontro a convite da Seccional de Mato Grosso do Sul.
Em sua explanação, Marcos Costa falou sobre os principais aspectos do processo de descentralização administrativa, conforme vivenciado pela OAB-SP, onde os resultados têm sido positivos Os presidentes de subseções tiveram a oportunidade de fazer questionamentos, verificando a possibilidade da adoção de procedimentos semelhantes no Estado.
Desde a sua posse, em janeiro último, a diretoria da OAB-MS vem estudando a descentralização. Já em janeiro, por intermédio de portaria, o presidente da Seccional, Fábio Trad, criou uma comissão especial temporária para analisar a descentralização administrativo-financeira das subseções, designando a secretária-geral adjunta Sílvia Regina do Nascimento para presidi-la. A instalação dessa comissão era uma das propostas apresentadas por Fábio Trad durante a campanha eleitoral.
O presidente da OAB-MS reiterou que a Seccional tem se preocupado em dar uma autonomia a administrativa cada vez maior às subseções, procurando respeitar as deliberações por elas tomadas, já como uma demonstração positiva de que é possível ter autonomia com respeito a coordenação do conjunto.