Previdência privada que faz sucesso entre advogados de MS, OABPrev vira modelo
Campo Grande (MS) – O OAB Prev, um plano de previdência privada fechado que já existe há nove anos e está fazendo sucesso entre advogados e estagiários de direito em Mato Grosso do Sul, acabou virando modelo para que a Justiça brasileira e o Ministério Público criassem o JusPrev em dezembro no ano passado para atender promotores de justiça e magistrados. Instituído no estado pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) e pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS), tendo como gestor o OAB Prev Minas, o plano, a cada dia, a adesão de novos advogados que procuram a garantia de um futuro tranquilo com seu produto exclusivo e diferenciado.
“OAB Prev é a garantia de um futuro estável. É a vacina contra a imprevisão das fortuidades do destino. Louvo a OABPrev como um presente que educa e disciplina a nossa instintiva vocação para o presente, ensinando-nos a cuidar com responsabilidade do nosso amanhã. Cada vez que invisto no OABPrev eu agradeço a Deus por me dar a oportunidade de ter a esperança de um futuro melhor para mim e a minha família. Avante!!!”, afirma o presidente da OAB-MS, Fábio Trad.
A grande diferença entre o OABPrev e os demais serviços de previdência privada é a de que se trata de um plano fechado sem fins lucrativos. Funciona a partir de um fundo previdenciário, previsto em lei, mantido por uma associação de profissionais liberais. Conforme explica o consultor credenciado do OABPrev para os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre, Luiz Otávio Flores Anunciação, isso oferece ao advogado a opção de deixar de contribuir com um plano de previdência, onde é apenas um acionista, e passar para um plano em que ele é dono (sócio-proprietário), pode votar nas assembléias e até colocar seu nome à disposição e ser votado para fazer parte da diretoria ou dos conselhos.
O advogado decide quanto receber de aposentadoria – Outra vantagem do OABPrev é que por ser um plano totalmente flexível o advogado decide quanto quer receber no final do período de sua contribuição. “O teto de aposentadoria do INSS, por exemplo é de R$ 3 mil. No OAB Prev, quem delimita o teto é o próprio advogado. É ele que vai definir o tempo de contribuição, sendo que o mínimo de idade para começar receber o benefício é de 55 anos. Quanto maior o tempo de contribuição, menor a parcela mensal”, esclarece Luiz Otávio. Advogados e também estagiários de direito devidamente inscritos na OAB-MS podem participar.
Além disso, todos os dependentes diretos do advogado (esposa e filhos) também podem se beneficiar, garantindo a própria aposentadoria. “Cada um deles tem o direito de fazer seu próprio plano de previdência para garantir o futuro tranquilo”, esclarece o consultor, adiantando que se trata de um plano completo. “O OAB Prev prevê aposentadoria programada (renda); aposentadoria por invalidez e a pensão por morte (como um seguro)”, frisa. Com outra importante diferença que é o único seguro dedutível de Imposto de Renda. “Como faz parte do plano, todas as contribuições podem ser deduzidas até 12% da renda bruta anual do advogado no IR”, esclarece.
Quem já possui plano de previdência privada e não quer perder o benefício, outra vantagem do OABPrev é que este permite a portabilidade como a de um número de telefone de celular. “O advogado pode, neste caso, transferir o fundo de reserva existente em determinada instituição financeira para somar no OABPrev, o que vai contar como tempo de contribuição ou acúmulo de renda, sem nenhum ônus para fazer essa operação”, informa Luiz Otávio.
De agrônomo à advocacia via OABPrev – Recém-agraciado em solenidade no Rio de Janeiro (RJ) com a medalha de destaque regional em vendas 2008 dentro da cerimônia Galo de Ouro da Mongeral Seguros e Previdência, parceira estratégica do OAB Prev do Brasil que está há 164 anos no mercado, Luiz Otávio Flores Anunciação afirma que, embora trabalhe com outros produtos da empresa, conquistou esse prêmio graças a excelente aceitação do OABPrev, principalmente em Mato Grosso do Sul onde cada vez mais advogados estão garantindo seu futuro e o de seus familiares.
Engenheiro agrônomo, Luiz Otávio fez questão de contar que deixou a atividade para trabalhar como corretor credenciado OAB Prev por poder oferecer um benefício que lhe dá prazer de trabalhar, porque o resultado é imediato. “É também gratificante saber que, no caso de acontecer alguma fatalidade, você consegue levar um conforto e segurança para que aquele que contratou o plano não deixe as pessoas que ele ama desamparadas. Essa é minha função hoje, trabalhar com vida e previdência”, relata. O ex-agrônomo parece ter gostado tanto do plano advocatício que também quer ser advogado para fazer sua própria adesão. Está cursando atualmente o 5º semestre de direito em uma faculdade de Campo Grande (MS). “Assim que tiver carteira de estágio da OAB vou me credenciar”, confessa.
Interessados em aderir ao OABPrev podem falar com Luiz Otávio pelos telefones (67) 9626-1800 e 9274-0290.