PRF e Polícia Federal acompanham segunda fase do Exame de Ordem da OAB-MS

Data:

A segunda fase do Exame de Ordem promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, que acontece neste domingo (03/06), em Campo Grande e Dourados, terá o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF). Cerca de 140 candidatos participam dessa etapa. A informação partiu do presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-MS, Alexandre Bastos.
Segundo ele, o acompanhamento das duas polícias no processo que avalia os bacharéis de Direito que pretendem ingressar no mercado de trabalho da advocacia, foi definido durante reunião do Fórum de Presidentes de Comissões de Exame de Ordem de todo o País, realizado recentemente em Salvador. Conforme fez questão de enfatizar, não se trata de nenhuma suspeita ou indício de fraude, mas sim o atendimento uma diretriz tirada no colegiado.
Destacando a pronta colaboração demonstrada pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Mato Grosso do Sul, Valter Favaro, a PRF ficará encarregada da recepção do malote de provas no Aeroporto Internacional de Campo Grande, sua custódia e transporte para a Dourados. Nessa cidade o exame acontecerá nas dependências da Unigran. Na Capital, a PRF também cuidará da guarda das provas, cuja aplicação se dará na UCDB.
Junto a isso, delegados do Departamento de Polícia Federal irão acompanhar a realização do exame na UCDB e Unigran. Alexandre Bastos observou que a preocupação com a segurança das provas é um dos requisitos da própria Cesp/UNB, responsável pela sua aplicação. Hoje, de acordo com as suas informações, 18 estados já promovem de maneira unificada o Exame de Ordem, com a mesma prova, dia e horário, e a segurança e lisura do processo tem sido uma ênfase constante.

Indicação – Por outro lado, Alexandre Bastos, presidente da Comissão de Exame de Ordem da Seccional de Mato Grosso do Sul, foi indicado pelo Fórum Nacional de Presidentes de Comissões de Exame de Ordem como seu representante junto à Comissão de Exame de Ordem do Conselho Federal. Essa indicação está sendo considerada mais uma importante conquista para o Estado, que amplia o seu espaço em nível nacional. Hoje, a vice-presidência do Conselho Federal é ocupada pelo conselheiro federal por Mato Grosso do Sul e ex-presidente da OAB-MS, Vladimir Rossi Lourenço. Um outro conselheiro, Geraldo Escobar Pinheiro, também ex-presidente da Seccional, é o diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA)