Programa de Qualidade traz melhoras para o Judiciário de MS

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O Programa de Qualidade no Serviço Público foi o enfoque do Curso de Excelência em Gestão Pública pela Qualidade, realizado no Fórum de Campo Grande e promovido pela Escola do Servidor Público do Poder Judiciário (ESPJ) e pela Assessoria de Planejamento, para os servidores lotados no Departamento de Execuções Procedimentais de Primeira Instância (DEPP) e alguns servidores da Corregedoria-Geral de Justiça. O curso, realizado na semana passada, teve como objetivo alcançar melhorias na gestão pública, baseando-se em métodos científicos sobre gestão. Vários órgãos do Poder Judiciário nacional já se utilizam destes métodos, inclusive o Judiciário do Mato Grosso do Sul que, através do programa, desenvolveu três grandes objetivos para modernizar e melhorar a gestão pública sul-mato-grossense: ampliar e melhorar o atendimento ao cidadão, promover efetividade à prestação jurisdicional e reduzir o número de processos em andamento. O primeiro dos objetivos desenvolvidos já está em implantação. Trata-se do Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC), criado especialmente para orientar e fornecer informações detalhadas e precisas sobre todos os processos que estão tramitando no Judiciário. Este trabalho foi selecionado, entre mais de cem, para ser exibido na V Mostra de Qualidade no Poder Judiciário, a ser realizada em dezembro próximo, na cidade de Florianópolis. O programa trouxe também outros benefícios, como a viabilização da ampliação da responsabilidade social do TJ/MS, com o desenvolvimento de programas nesta área que são a Justiça Itinerante, o Juizado do Trânsito, a Justiça Comunitária, entre outros. Quanto aos outros dois objetivos citados, estes já estão em fase de planejamento. “Pelo próprio levantamento que fizemos, não só em Campo Grande, mas também em outras comarcas, existe muito desperdício de tempo. Se houvesse uma reorganização do trabalho, uma nova divisão de tarefas, nós faríamos mais com menos ou com o que já temos. Ou seja, faríamos algo com o mesmo número de pessoas, mas melhor”, analisa Glauce Batista, Assessora de Planejamento do TJ/MS, que ministrou o Curso de Gestão.