Realizadores do Congresso Autismo Sem Fronteira 2025 são homenageados

Durante o 99º Colégio de Presidentes, realizado na sede da OAB/MS, nesta quinta-feira (27), o Presidente Bitto Pereira abriu um espaço para homenagear os profissionais que realizaram Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira 2025, em Ponta Porã, no dia 15 de março, no Centro de Convenções daquela localidade.
Ele destacou que o evento, considerado magnífico, elevou o nome da OAB/MS para todo o país e levou a Ponta Porã as mais importantes autoridades de MS. “Foi algo esplêndido e ouso dizer que foi o maior evento, em número de participantes, realizado sob minha presidência. Um tema relevantíssimo em importância, que vai além da advocacia, pois é relevante para a sociedade. Fiquei impressionado com a excelência do evento”, destacou.
O Secretário-Geral e Corregedor da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, fez um agradecimento especial ao Presidente Bitto por abraçar e autorizar o projeto, já que a proposta surgiu como consequência do envolvimento de sua esposa Chayene Georges Marques do Amaral com o tema. O casal tem uma filha com autismo.
Renê esclareceu que a cartilha abordando a defesa dos direitos da pessoa com autismo, entregue aos presidentes de subseção, presentes no Colégio, foi lançado no evento. “Essa cartilha tem o DNA dessa casa, tem a luta da Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, Raíssa Duailibi, há mais de cinco anos a frente da comissão. O sucesso foi estrondoso e a primeira tiragem de 2.000 exemplares já esgotou. A cartilha, no formato virtual, está disponível no site da OAB/MS e vamos solicitar a segunda tiragem”.
Em um depoimento pessoal emocionante, Chayene Georges Marques do Amaral contou como foi receber o diagnóstico de autismo da filha, suas experiências compartilhadas com Emília Gama, palestrante do evento e mãe de um menino autista e síndrome de down, e afirmou: hoje é uma pessoa com mais fé, muito mais forte e mais madura.
“Agradeço a OAB/MS por receber esse projeto que vai muito além de um congresso. O sucesso do evento é resultado da rapidez e da intensidade com que foi realizado: o sucesso está atrelado à dedicação das pessoas para que fosse realizado. Fiquei emocionada com a Mariana Bretchinaider, presidente da comissão na 5ª Subseção: mesmo não tendo autista na família, ela foi de uma dedicação extrema ao evento”.
De acordo com Chayene, que também fez uma referência especial à Secretária-Geral Adjunta Leticia Arrais Miranda Guimarães, o evento foi pensado para 390 pessoas, porém os ingressos esgotaram em apenas três dias, com a participação de mais de 1.500 pessoas.
“Por isso, entendemos que MS estava pedindo a discussão do tema, necessitando desse olhar. Foi realizado em Ponta Porã porque o interior não tem os recursos da Capital. Visitamos aldeias indígenas, preparamos a cidade para o evento e o interior mostrou mais uma vez sua potência”, concluiu.
Usaram também a palavra Emília Gama, assistente social e diretora do Iepsis, especialista em Saúde Mental e TEA, mestre em Saúde e doutoranda em Educação; a Secretária-Geral Adjunta da OAB/MS, Leticia Arrais Miranda Guimarães; Mariana Bretchinaider, presidente da comissão na 5ª Subseção, e a advogada Raíssa Duailibi, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da 5ª Subseção.
Saiba mais – O Congresso Internacional Autismo sem Fronteira foi promovido pela OAB/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. O evento reuniu especialistas, autoridades e profissionais da área para debater temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inclusão social.
O evento visou promover uma troca colaborativa entre os setores público e privado, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo. O apoio institucional da OAB/MS e da CAAMS reforça o compromisso da advocacia com a inclusão e os direitos das pessoas com autismo.