Resgate histórico à advocacia: Wagner entrega palestra escrita e proferida pelo pai Leão Neto do Carmo há 34 anos
Wagner Leão do Carmo proporcionou à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), resgate histórico nesta terça-feira (8), apresentando ao Presidente Mansour Elias Karmouche palestra por escrito que fora proferida na instituição pelo pai dele Leão Neto do Carmo, há 34 anos. O evento em que participou foi o “IV Congresso Regional de Advogados de MS” com o tema “O poder judiciário e a Constituinte”, realizado no dia 10 de outubro do ano de 1986. (VEJA AQUI A ÍNTEGRA DA PALESTRA)
Leão Neto por décadas atuou como Desembargador e construiu respeitada carreira tornando-se uma figura icónica no Estado. No entanto, à época da palestra, há alguns meses exercia a advocacia. Recebeu a carteira de número 3851 em junho de 1986, depois de se aposentar do judiciário. O Advogado faleceu no ano de 1991 devido a uma trombose. O gesto de Wagner, em compartilhar lembranças, faz parte de um projeto em homenagem aos 30 anos de falecimento do pai.
“O objetivo da minha visita à Ordem foi resgatar a figura de um advogado que morreu no exercício da profissão. Neste ano completam três décadas do seu falecimento e resolvemos fazer um livro contando a carreira dele na magistratura e na advocacia. Contemplamos a Ordem com o discurso dele proferido em uma palestra”, disse Wagner que seguiu a mesma profissão do pai e atua como Advogado.
Na ocasião do evento, Leão Neto falou sobre a Constituição Brasileira que seria promulgada em dois anos. Segundo Wagner, foi exatamente da forma como o pai havia previsto. “Ele teve uma visão acima do seu tempo para prever que a constituinte iria assegurar todos os direitos que assegurou a magistratura”.
Wagner define a atuação do pai na advocacia extremamente proveitosa e que rendeu bons frutos à toda a sociedade. “Dentre grandes vitórias que tivemos, uma ação Civil Pública que defendemos em Bonito para reabertura dos balneários, pois tinham sido fechados a pedido do Ibama. Hoje Bonito funciona em decorrência da atuação que fizemos. Tivemos também outros casos de bastante repercussão que deram nova feição à advocacia e ao Estado de Mato Grosso do Sul”, celebra.
Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber