Reunião discute comunicação da Consocial/MS
A Controladoria Geral da União (CGU), Regional de Mato Grosso do Sul, realiza nesta quinta feira, 27 de outubro, reunião preparatória para a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social em Mato Grosso do Sul (Consocial/MS), convocada para março de 2012. A coordenadora do evento, Rosemary Zucareli Inocêncio, informa que a pauta da reunião inclui ações relativas à comunicação e mídia, e o planejamento da mobilização. A reunião acontece às 9 horas no auditório da Controladoria-Geral da União (Rua Joaquim Murtinho, 85, Centro).
A 1ª Consocial/MS foi convocada para março de 2012 e sua realização está sob a responsabilidade da Comissão Organizadora Estadual da 1ª Consocial composta por representantes do poder público, como Governo do Estado, Assembléia Legislativa, Auditoria Geral do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e representantes da sociedade civil, com Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS).
Além dos integrantes da comissão, há vários parceiros como a Escola de Conselhos, Prefeitura de Campo Grande, Observatório Social de Campo Grande e a Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso do Sul.
Corumbá
Antes da Consocial estadual, haverá diversas conferências municipais. A primeira delas será a 1ª Consocial de Corumbá, prevista para acontecer nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Convenções do Pantanal. O Presidente da Subseção da OAB em Corumbá, Luiz Fernando Toledo Jorge, lembra dos propósitos da Conferência: “Estimular a sociedade para que busque a transparência da gestão pública. É muito importante a participação de todos não é somente uma norma, um cumprimento de uma exigência. Com a sociedade participando mais no controle da gestão pública, todo mundo ganha".
As discussões da Conferência Municipal de Corumbá seguirão os quatro eixos-temáticos propostos para a etapa nacional: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Para ter acesso a mais informações sobre o evento basta acessar o link: www.consocial.cgu.gov.br.