Secretário-Geral da OAB/MS participa do encerramento da formação de novos juízes de MS

Data:

Representando o Presidente Bitto Pereira, o Secretário-Geral e Corregedor-Geral, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, na manhã desta segunda-feira (5), participou da cerimônia de encerramento do curso de formação para os novos juízes, promovido pela Escola Judicial (Ejud-MS).

Com uma carga horária total de 552 horas, o curso objetivou preparar os novos integrantes da magistratura para os desafios do exercício da função, abordando aspectos técnicos, éticos e práticos da atividade judicial, e foi realizado ao longo de quatro meses.

Lembrando que durante o curso os novos magistrados tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de um juiz no exercício da função, Luiz Renê deu as boas-vindas aos 17 juízes substitutos que passaram a integrar a magistratura sul-mato-grossense. “A OAB/MS cumprimenta os novos magistrados formados para início da magistratura no Estado, desejando sucesso, temperança na carreira e respeito às prerrogativas da advocacia”, afirmou.

O desembargador Marco André Nogueira Hanson, Diretor-Geral da Ejud/MS, citando Platão, apontou que o juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis, e lembrou que cerimônia marcou não apenas o fim da formação, mas o prelúdio de uma nova e desafiadora etapa na vida dos 17 novos magistrados.

“A magistratura é um dos pilares fundamentais de uma sociedade justa e sobre os ombros dos juízes repousa a imensa responsabilidade de interpretar e aplicar as leis, solucionar conflitos, proteger direitos e garantir que a balança da justiça se mantém equilibrada, mesmo diante das mais complexas e delicadas situações. Nesses quatro meses, os juízes mergulharam nem uma programação de formação abrangente e desafiadora, e não foi apenas um período de aquisição de conhecimentos técnicos e jurídicos, mas também de imersão em valores éticos, sensibilidade social e compreensão profunda do impacto que cada decisão judicial tem na vida das pessoas e na estrutura da sociedade”, disse ele.