Sérgio Moro marca presença em Congresso Histórico da OAB/MS

Data:

A 15ª Conferência Estadual da Advocacia de Mato Grosso do Sul teve a presença do ex-Ministro e Advogado Sérgio Moro. Ele proferiu palestra sobre Lavagem de Dinheiro no 1° painel do evento, que reuniu cerca de 5 mil pessoas.

O Presidente da OAB/MS Mansour Karmouche presidiu o painel, em que Sérgio Moro foi o palestrante e como debatedores o Presidente da Comissão de Advogados Criminalistas Tiago Bunning e a Advogada Criminalista Andrea Flores.

Mansour cumprimentou todos da mesa e agradeceu a presença de Sérgio Moro. “Um dos mais ilustres juristas brasileiros da atualidade. Foi Juiz Federal da Vara de Lavagem de Dinheiro, em Curitiba, foi Ministro da Justiça e Segurança Pública e agora Advogado. Obrigado por ter aceito o convite para participar da 15ª Conferência Estadual da Advocacia de Mato Grosso do Sul. Gostaríamos que fosse presencial, mas, infelizmente, pelo momento que vivemos acontece de forma virtual. Agradeço também a presença dos nossos debatedores, Advogados Criminalistas Andrea Flores e Tiago Bunning”.

Sérgio Moro agradeceu o convite da OAB/MS, por compartilhar o debate com os Advogados Criminalistas na Conferência Estadual. “Me sinto honrado em participar deste evento para a advocacia de Mato Grosso do Sul. Um estado extremamente importante em vários aspectos, como na segurança pública, por ser um estado fronteiriço e, infelizmente, uma porta de entrada de drogas e armas no país. Já estive em Pedro Juan Caballero e Ponta Porã para participar de Operação da Polícia Federal, mas não especificamente na Capital”.

Ele começou a palestra comentando sobre o crime de corrupção. “A corrupção existe em todo o país, desde um pequeno suborno a um guarda de trânsito até a grande, como a revelada pela Lava Jato, grandes contratos da Petrobrás que envolveu milhões de dólares”.

A legislação para análise da lavagem de dinheiro mudou muito nos últimos anos. O setor privado e advocacia hoje, segundo Moro, podem contribuir para um mercado mais livre. “Não precisamos esperar o Governo ou Congresso dizer o que fazer, além da atitude de dizer não, existe uma possibilidade de construção de políticas coorporativas que previnam a prática de ilícitos. É uma forma também do advogado se posicionar e construir algo positivo no sentindo de enfrentamento da corrupção e da lavagem de dinheiro. Um novo comum, um novo cenário, em que as entidades privadas são chamadas a contribuir com a sua parcela de responsabilidade para evitar o crime nos negócios”.

Moro citou a importância de combater o crime para melhorar a economia. “Eu sempre acreditei, em particular, que essas ações corruptivas de lavagem de dinheiro podem até trazer um ganho momentâneo no curto prazo a alguma entidade, mas a médio e longo prazo só traz prejuízo, no geral um prejuízo inegável a todo o mercado. Por isso, temos que diminuir todos esses delitos, corrupção e lavagem de dinheiro, para ter uma economia mais rica com mais índice de produtividade”, concluiu.

O Presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da OAB/MS Tiago Bunning agradeceu a oportunidade. “Muito honrado em participar do painel de abertura da 15ª Conferência Estadual da Advocacia de Mato Grosso do Sul, representando os colegas, principalmente, os criminalistas. Parabenizo os Diretores da OAB/MS, CAAMS e ESA/MS pelo grande evento nesse momento de pandemia, contando inclusive com a presença do ilustre ex-Ministro Sergio Moro”.

A Debatedora, Advogada Criminalista Andrea Flores, também parabenizou a realização da XV edição da Conferência Estadual da Advocacia do MS. “Mesmo em tempo de pandemia, demonstra a incansável dedicação desta gestão aos advogados do nosso Estado. Trazer nomes como Sergio Moro, Patrícia Vanzolini, Pedro Lenza, Ricardo Cuevas, Maria Berenice Dias, Fabio Ulhôa, Ministro Reynaldo Soares da Fonseca dentre outros, nos coloca a par das principais discussões jurídicas do país. Sinto-me extremamente honrada em ter sido convidada para participar como debatedora da palestra de abertura proferida pelo por Sergio Moro”.

 

Texto: Catarine Sturza