Sessão do Conselho Seccional presta emocionante Homenagem Póstuma a João Augusto Franco

Data:

A Sessão Virtual do Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), começou emocionante na manhã desta sexta-feira (25) com Homenagem Póstuma prestada ao Advogado João Augusto Franco, falecido no dia 19 de abril deste ano em decorrência da Covid-19.

Doutor Franco tinha 62 anos de idade e 38 anos de advocacia, com a carteira n° 2.826. Ele foi Presidente da 5ª Subseção Ponta Porã na gestão 1993-1994 e, no exercício da advocacia, construiu respeitada e valorosa carreira. A oradora da homenagem foi a Conselheira Nina Negri Schneider. “Louvo a Deus pelo privilégio de termos convivido com a pessoa do nosso irmão Augusto Franco. Deixou grandes saudades a todos. A dor pode nos fazer sentir impotentes, mas honrar a vida de um ente querido pode começar a diminuir a agonia de sua ausência física, nos dá a oportunidade de nos concentrarmos nas coisas boas vivenciadas junto ao Doutor João Franco”.

Nina lamentou que a advocacia pontaporanense perdeu um profissional talentoso, inteligente e ético. Sempre combatente e amigo de todas as horas. Principalmente, defensor da família e sociedade. “Fica aqui o registro da eterna gratidão desta egrégia Casa da advocacia sul-mato-grossense, em especial da 5ª Subseção”.

O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche recordou do amigo com carinho. “Está deixando grande lacuna na advocacia sul-mato-grossense, principalmente nos seus familiares, amigos e advogados pontaporanense e região. Nos sentimos consternados com a passagem do nosso saudoso amigo. Quando inauguramos o plenário da 5ª Subseção ele esteve lá conosco, exaltando aquela grande conquista. João deixa grande legado, foi uma pessoa que todos os dias se preocupou com a sua classe”.

O Presidente também lamentou o momento de pandemia que tem deixado vazios em muitos corações. “A Covid-19 interrompeu a trajetória de muitas pessoas. Essas 500 mil vidas ceifadas pela doença entram para a história como a maior tragédia humanitária que tivemos neste século e João Franco, infelizmente, entra para essa estatística”.

O Diretor-Tesoureiro Marco Rocha manifestou solidariedade à família e compartilhou como conheceu o Doutor João Franco. “O conheci ainda garoto, era um grande amigo do meu pai, falecido há 16 anos. Foi um grande parceiro e nessa convivência me recordo que era uma pessoa extremamente simpática, agradável, comunicativa e estava sempre sorrindo. A pessoa quando tem esse brilho encanta o ambiente que frequenta. João Franco era daquelas pessoas iluminadas”.

Conselheiro Federal de Ponta Porã, Luiz Renê registrou sentimentos e condolências à família do “tio” por consideração. “Tive o prazer de tê-lo para me aconselhar e me passar mais que instruções, lições e caminhos para a vida na advocacia e sociedade pontaporanense. Em especial, me ensinou aquilo que é mais importante e caro: o amor à família, aos amigos e à causa da advocacia. Doutor João Franco foi exemplo de dignidade, responsabilidade familiar, profissional e social na região de fronteira”.

Também prestou homenagem o Conselheiro Federal de Dourados Afeife Mohamad Hajj.

Homenagem da família

Emocionada, Lara Liz Franco agradeceu a homenagem ao pai João Augusto Franco. “Estou muito feliz. A advocacia sempre foi o grande amor do meu pai e ele me ensinou a amá-la, apesar de eu ser psicóloga. Adora acompanhá-lo em júris e ouvir os casos que podia me contar”.

O sobrinho do decano, Advogado Fabrício Franco, lembrou da união que João Franco promovia e que foi ele que o inspirou a seguir carreira na advocacia. “Era o baluarte da nossa família e tinha carinho por todos. Me espelhei muito nele para escolher essa profissão e tive o prazer de receber das mãos dele a carteira da OAB/MS, em Campo Grande”.

Nora de João Franco, Polhane Fernandes falou da grande contribuição que ele teve em sua vida. “Além de me ensinar muita coisa na advocacia, foi meu sogro, avô do meu filho. Trabalhei com ele muitos anos. Era meu porto seguro, quase um pai para mim. Ele faz muita falta”.

Formado pela Faculdade de Direito Laudo de Camargo (UNAERP), Doutor Franco também exerceu o cargo de Procurador do Município de Ponta Porã. Em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados à advocacia e sociedade, ele foi um dos Decanos que recebeu placa de agradecimento entregue pela Diretoria da OAB/MS no ano de 2019.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber