Sessão solene empossa membros das mais de 70 Comissões da OAB/MS

Data:

Membros das Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), tomaram posse para o triênio 2019-2021, em sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (25), no auditório da instituição.

Para compor a mesa, além do Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche, foram convidados: o Vice-Presidente Gervasio Alves de Oliveira Júnior; a Secretária-Geral Adjunta Eclair Nante; o Conselheiro Gabriel Marinho, representando o Tesoureiro Marco Rocha; o Secretário-Geral Stheven Razuk; o Conselheiro Federal Afeife Mohamad Hajj; Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS) José Armando Amado; Coordenador da Secretaria de Comissões Fernando Scaff e o Presidente da SubSeção de Dourados Alexandre Mantovani.

A cerimônia foi aberta pelo Presidente Mansour, que, em seu discurso, agradeceu a todo o apoio que tem recebido desde a gestão anterior. “Começamos com pouca estrutura há três anos e meio atrás. Avançamos muitos, mas isso tudo é porque fomos inspirados por uma grande liderança que é o nosso Presidente Lamachia, que fez com que isso reverberasse a advocacia brasileira. Não foi só aqui em Mato Grosso do Sul, mas em todos os estados da federação tivemos uma grande participação da advocacia”, destacou.

O Presidente citou também a importância ímpar das Comissões para a advocacia sul-mato-grossense. “Esse trabalho permanente, perene, significativo e sólido deve continuar. O que mais nos entusiasma é a participação de vocês. Quem consegue exteriorizar os trabalhos dos advogados são as comissões. Vocês exercem um papel fundamental e o trabalho é coletivo”, citou, referindo-se ao grupo.

Para coordenar as 77 Comissões, que tratam dos mais variados temas como família, criança, universidades, assume a função Fernando Scaff, que está otimista, principalmente com o crescimento do interesse do advogado em participações efetivas. “Alguns anos atrás nós tínhamos um número muito pequeno de comissões e membros, hoje estamos ultrapassando o número de mil participantes. Isso permite que a OAB se faça presente em quase todos os recantos do nosso estado”, comemora.

Christopher Scapinelli fala em nome das Comissões

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos discursou em nome das Comissões da OAB/MS agradecendo os últimos três anos de empenho a frente da Comissão e representando a Casa.

Em suas palavras, ele ainda falou sobre a representatividade da classe e das prerrogativas. “Essa gestão 2019/21 traduz o reconhecimento na luta pelo respeito e fortalecimento da nossa classe sendo clara a necessidade de continuar a expandir esses cuidados para que a sociedade entenda efetivamente a essencialidade do advogado assim como o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”.

Christopher pontuou que “a advocacia vive hoje um período muito difícil onde as autoridades dos diversos órgãos públicos não respeitam atuação dos advogados, seja ela no âmbito criminal, trabalhista, previdenciário e demais áreas que são afetos a nossas atividades. Por isso, a importância da aprovação do projeto de criminalização das prerrogativas, fazendo valer a garantia constitucional da ampla defesa e contraditório tão necessária e imprescindível para a garantia dos direitos fundamentais a população”.  Ele exemplificou dificuldades como acesso ao inquérito, entrevista com cliente, entre outros casos.

O Presidente da CDH agradeceu o apoio da Seccional, dos colegas de Comissão e terminou seu discurso reiterando o compromisso firmado. “Contem conosco agora, hoje e sempre, tendo a certeza em nossa confiança nas vossas decisões e direcionamentos, com plena convicção que nesse triênio que se inicia avançaremos cada vez mais para o pleno exercício da advocacia, reafirmando o antigo brocardo que diz que ‘a união que faz a força’. Boa sorte a todos e vamos avante”.