Subseções da OAB/MS homenageiam advogados com nome de salas

Durante sessão da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), nesta sexta-feira (26), os Conselheiros prestaram homenagens póstumas aos Advogados Ney Rodrigues de Almeida, Luiz Carlos Ferreira, Clarinda Tamashiro, José Aparecido de Oliveira e Elias da Rocha com denominação às Salas do Interior.
Os Conselheiros Gustavo Antônio Sanches Pellicioni, Horêncio Serrou Camy Filho e a Presidente da Subseção de Bonito Bianca Della Pace Braga Medeiros realizaram as homenagens aos advogados e advogada na sessão virtual, que contou com mais de 50 participantes.
Nery Rodrigues de Almeida, Luiz Carlos Ferreira e Clarinda Tamashiro
Em Aquidauana, a Sala da Vara do Trabalho terá o nome do Doutor Ney Rodrigues de Almeida, a Sala do Fórum Doutor Luiz Carlos Ferreira e a Biblioteca da Sede da Subseção Clarinda Tamashiro. O Conselheiro Gustavo Antônio Sanches Pellicioni fez as homenagens póstumas aos advogados da cidade.
Em sua fala resumiu a admiração pelos colegas e o legado deixado para a advocacia e sociedade aquidauanense. “É uma honra fazer essa homenagem no lugar do meu amigo Advogado e Presidente da Subseção Vinicius Mendonça de Britto, que não pode estar presente hoje. Nosso agradecimento ao trabalho desses três tão nobres advogado, que tanto fizeram pela nossa advocacia”.
“Doutor Ney Rodrigues de Almeida, um dos advogados mais respeitados no nosso município, tinha 82 anos e mais de 50 anos de carreira na advocacia. Amigo pessoal nosso e pai do Doutor Marcelo de Almeida Ramsdorf, advogado também consagrado da nossa Comarca, que nos honra muito amizade e apreço em fazer essa homenagem”, assegurou Pellicioni.
Ele lembrou que Luiz Carlos Ferreira também foi Conselheiro na OAB/MS e Delegado em Aquidauana. “Acometido de forma muita rápida pela Covid-19 nos deixou e agora recebe uma justa homenagem. Sua filha Maria Eduarda, também nossa colega, milita aqui nas Comissões de Aquidauana. Um grande companheiro, que nos deixou muito cedo”, citou.
Uma das mais antigas advogadas de Aquidauana, Clarinda Tamashiro, também recebeu homenagem com nomeação da Biblioteca da Subseção. “44 anos de profissão, militava na área do direito imobiliário e incansável na luta pelos menos favorecidos. Infelizmente, teve a vida por infortúnio, assassinada em um roubo”.
Espaço Multiuso José Aparecido de Oliveira
A Presidente da Subseção Bonito Bianca Della Pace Braga Medeiros também deixou algumas palavras em homenagem a José Aparecido de Oliveira, que fazia parte da atual Diretoria da Subseção e faleceu em dezembro de 2020, e terá seu nome no Espaço Multiuso da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS).
“O Advogado José Aparecido de Oliveira desempenhava o cargo de Secretário-Adjunto e deixa um legado de aproximadamente três décadas de relevantes serviços prestados à classe, tendo sido um dos pioneiros que assinaram o requerimento de criação e instalação da Subseção, em 07.12.1998, que culminou com sua criação em 26.02.1999, exatamente há 22 anos, estando ativamente presente em todos os momentos da história da instituição até o presente ano, quando da concretização da aquisição e edificação da nossa sede própria”, disse.
Bianca frisou que a nomeação faz jus a essa homenagem “para que seja sempre lembrado por seus expressivos préstimos à advocacia e à sociedade. A advocacia bonitense sente-se também homenageada com a aprovação da proposição, especialmente nesta data histórica em que completa 22 anos de sua criação”.
Sala de Reuniões da CAAMS Elias da Rocha
O Conselheiro Horêncio Serrou Camy Filho prestou homenagem póstuma a Advogado Elias da Rocha pela nomeação da Sala de reuniões da CAAMS de Nova Alvorada do Sul.
Doutor Rocha, como gostava de ser chamado, era o advogado mais antigo na cidade e um dos responsáveis pela criação da Comarca de Nova Alvorada do Sul. “Falar do Doutor Rocha é o mesmo que contar a história da advocacia, a história do advogado de interior, guerreiro, idealista, vencedor acima de tudo. Homenageá-lo é mais do que uma obrigação nossa, pelo justo reconhecimento do advogado que contribuiu significativamente ao engrandecimento da nossa instituição, porque a própria OAB não atingiria esse gigantismo que possui hoje se não fosse através de pessoas compromissadas, como foi Doutor Rocha”, afirmou Horêncio Camy Filho.
O Advogado era conhecido pela paixão característica para advocacia criminal. “Conhecido por ser um impecável combatente na defesa de seus clientes no Tribunal do Júri. Quando ocorria um tribunal do Júri e o defensor era o Dr. Rocha, a população lotava o plenário para assistir o brilhantismo do seu trabalho”, lembrou.
Após 30 anos de carreira, Doutor Rocha foi acometida de um câncer, vindo a falecer em novembro de 2020. “Mas deixou um imenso legado de zelo, cuidado, doação à classe, caráter e ética no exercício da sua profissão. A OAB/MS, consternada com a perda irreparável de um filho seu, neste momento, inscreve o nome do Dr. Elias da Rocha entre os maiores da sua história, com esta homenagem e com o assento do seu nome na sede da CAAMS na sua cidade amada Nova Alvorada do Sul”, concluiu o Conselheiro.
Texto: Catarine Sturza / Foto: Gerson Walber