TJ/MS encomenda pesquisa sobre peticionamento eletrônico

Data:

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul vai fazer uma pesquisa sobre peticionamento eletrônico com advogados do Estado. A idéia do desembargador Rui Celso Barbosa Florence é também uma preocupação da OAB/MS, que no fim do ano passado divulgou um levantamento sobre o Sistema Judicial mostrando, entre outros problemas, as dificuldades dos profissionais do direito com o peticionamento eletrônico.

A pesquisa do TJ quer verificar as necessidades de atualização dos profissionais de direito em relação às tecnologias utilizadas na tramitação do processo eletrônico. A partir daí desenvolver ações de qualificação.

Para garantir “o comparecimento maciço dos advogados nesta pesquisa do TJ/MS, representantes da Ordem vão percorrer as subseções no interior convocando os filiados”, disse o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), Gustavo Passarelli da Silva.

“É o primeiro resultado concreto do referendo da OAB/MS. Conseguimos chamar a atenção do TJ em busca de melhorias no sistema”, afirmou o presidente da Ordem, Leonardo Avelino Duarte.

Em dezembro de 2011 um simpósio feito na sede a Ordem debateu os problemas do peticionamento eletrônico, entre eles ausência de uma central de atendimento ao advogado e a falta do reconhecimento óptico de caracteres.

As reclamações envolvem também períodos de instabilidade, falhas detectadas nas consultas ao site do TJ, desfiguração do arquivo após o envio na visualização no e-Saj, lentidão do Sistema e impossibilidade de exercício da profissão pelos advogados portadores de deficiência visual.