Vernissage na CAAMS reúne obras em homenagem à mulher

Grandes nomes das artes plásticas de Mato Grosso do Sul estarão reunidos na vernissage “A arte de ser mulher”, que acontece nesta terça-feira (8), no Hall da CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul), às 19 horas. Na ocasião também será lançado o livro “O Som da Lágrima”, da advogada e escritora Delasnieve Daspet. A noite também vai contar com interlúdio musical com o maestro PHD Marcelo Fernandes e a maestrina Ana Lúcia Gaborim, ambos professores da UFMS. A programação integra a Semana da Mulher, uma iniciativa da CAAMS.
No total serão pelo menos 18 obras em destaque das artistas Alexandra Camillo e Rosei de Oliveira, que vão apresentar trabalhos em escultura. Com técnicas variadas como óleo sobre tela; acrílica sobre tela e técnica mista estarão em exposição obras de Lucia Monte Serrat, Patrícia Helney, Priscilla Pessoa, Monique Merlone, Lacita Azamor, Kátia D’Angelo, Hebe Lacerda e Suely Egito. A curadoria é de Tania Carretoni, arte educadora e marchand.
Para a vice-presidente da CAAMS, Herthe Brito, a exposição é uma forma de enaltecer e valorizar a mulher advogada. “É uma maneira poética de ressaltarmos o trabalho e a sensibilidade feminina. Os dias atuais exigem muito de nós mulheres advogadas, que mesmo trabalhando fora, em casa, cuidando da família, também somos sensíveis e buscamos formas de demonstrar essa sensibilidade”, declarou.
A secretária-geral adjunta da CAAMS, Dora Waldow, que ao lado da vice-presidente organizou toda a semana de homenagens à mulher, lembrou “que 2016 é o ano da Mulher Advogada e nada melhor que já na semana do Dia da Mulher destacar, por meio das artes, a importância que ela tem na sociedade”, disse.
Tania Carretoni disse que reuniu artistas consagradas no mercado de arte, inclusive estando presentes duas professoras da UFMS. “Reunimos essas artistas, algumas, inclusive, com obras espalhadas no mundo inteiro, que tiveram exposições internacionais e se destacam na nossa cultura”.
Livro
O livro O Som da Lágrima, de Delasnieve Daspet, retrata questões ligadas a violência contra a mulher. Dores veladas, vidas cerceadas e sonhos abandonados chamaram a atenção da escritora Delasnieve Daspet em 2014, ano que mobilizou a poeta a contar em versos as dores de um universo de 10 mulheres, todas vítimas de algum tipo de violência. O resultado deste trabalho foram 46 poesias que dão o tom do livro “O som da lágrima” – Life Editora.
São 84 páginas nas quais a violência, a dor, o desamparo e o sentimento de menos-valia, fazem-se presentes. Com tamanha sensibilidade e habilidade textual, Delasnieve Daspet, desabafou em versos os sentimentos das entrevistadas, nessa apropriação do sentir, um misto de dor, consciência da necessidade de mudança e questionamentos como no poema Cancelei o amanhã, exemplo que evidencia a necessidade de liberdade, a constatação de que a vida está fora do tom e a pergunta: será que é para ser assim?
Serviço – O lançamento do livro e a vernissage serão na terça-feira (08/03), às 19 horas, no hall da CAAMS, localizada na Avenida Mato Grosso, 4.700. Carandá Bosque.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CAAMS