Vice-presidente da OAB/MS participa de seminário sobre Protocolo Ipê Lilás

Na manhã desta sexta-feira (4), a Vice-presidente da OAB/MS, Marta do Carmo Taques, esteve no Tribunal de Justiça para participar do seminário Protocolo Ipê Lilás, que prepara mulheres enfrentar situações de assédio, violência e discriminação no ambiente institucional, estimulando o debate e reflexões.
Para Marta Taques, a iniciativa é bastante importante em razão do crescimento desse tipo de violência no país, notadamente em Mato Grosso do Sul, que só neste ano registra 17 casos de feminicídio.
“Com muita honradez represento a OAB/MS no Seminário Protocolo Ipê Lilás do TJMS visando a prevenção e segurança aos magistrados, servidores e terceirizados no tocante a violência doméstica e familiar. Nossa instituição também se preocupa com o tema, tendo instituído benefício para a advogada vítima de violência doméstica e familiar e, por meio da COMCEVID, sempre está atenta acompanhando e sugerindo medidas de prevenção, combate e segurança para as mulheres vítimas de violência “, disse.
Seminário – O enfrentamento à violência de gênero, em especial à doméstica e familiar, exige do poder público atenção às mulheres que se encontram em situações de violência e, muitas vezes, sem perspectivas para romper com os abusos sofridos. Por isso, o seminário foi realizado durante todo o dia.
De manhã, as juízas Tatiana Dias de Oliveira Said e Thielly Dias de Alencar Pitthan abordaram o tema “Os avanços na proteção às mulheres” e, no período da tarde, a temática será “A atuação no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra magistradas, servidoras e colaboradoras do sistema de justiça” , com Luciana de Oliveira Ramos e a delegada Aline Gonçalves Sinott Lopes.
Na abertura, estiveram presentes ainda os Desembargadores Alexandre Lima Raslan, Diretor-Adjunto da Escola Judicial, e Jaceguara Dantas da Silva, que responde pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS.