Vice-Presidente da OAB/MS prestigia lançamento do livro do Advogado Criminalista Tiago Bunning

Data:

O Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior representou a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), no lançamento do livro “Direito ao Recurso no Processo Penal – O duplo grau de jurisdição como garantia exclusiva do imputado”, de autoria de Tiago Bunning Mendes, que exerce a presidência da Comissão dos Advogados Criminalistas. O evento foi realizado na noite de sexta-feira (1º).

Gervásio parabenizou o escritor e falou do “privilégio para a advocacia sul-mato-grossense ter em seus meios um advogado da grandeza do Tiago”. Ainda na avaliação do Vice-Presidente da Ordem o livro é ímpar sobre a matéria extremamente atual que é o recurso no processo penal. “A OAB/MS se honra mais por ter o Tiago como Presidente da Comissão dos Advogados Criminalistas. Significando que não foi aleatória a nossa escolha para que ele levasse esse trabalho adiante. Esta obra por ele lançada coroa a confiança que a instituição nele depositou”, frisou Gervásio.

De acordo com o Diretor-Geral da Escola Superior da Advocacia (ESA) Ricardo Pereira, especialista na advocacia criminal, o livro”é uma excelente reflexão acerca do recurso do penal, leitura atual, dinâmica e acima de tudo crítica. Trata-se de uma leitura obrigatória para todo criminalista”.

Tiago explica que a produção do trabalho é resultado de pesquisas elaboradas em mestrado e foi pensada nos profissionais que lutam pela defesa e garantias fundamentais. “É um trabalho que visa guiar a atuação prática do advogado criminalista na defesa dos seus clientes, ao impetrar recursos, e principalmente ao se defender dos recursos acusatórios. O principal efeito é buscar que seja reconhecido que o recurso é um direito fundamental do acusado e não pode ser usado em seu desfavor. Portanto, limitar os recursos da acusação, conforme concluo na obra, é um grande desafio do nosso sistema recursal atualmente. Sobretudo, se existem muitos recursos, é porque permite-se a todos recorrer no processo enquanto que o recurso deveria ser uma garantia exclusiva daquele que é acusado”, destaca o Advogado Criminalista, Mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS e especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, Tiago Bunning.

O livro “Direito ao Recurso no Processo Penal – O duplo grau de jurisdição como garantia exclusiva do imputado” está disponível e pode ser adquirido com desconto de lançamento no link: https://lumenjuris.com.br/direito-processual-penal-2/direito-ao-recurso-no-processo-penal-2019/

Prestigiou também o evento o Conselheiro Estadual